Feministas rumo à Cúpula dos Povos

05 de junho, 2012

informativo_2_

Feministas como sujeitos da transformação rumo à Cúpula dos Povos

Faltam apenas dez dias para a Cúpula dos Povos no Rio de Janeiro! Entramos no mês de junho e a Rio+20, grande encontro do ONU para discutir a crise ambiental do planeta, já ocupa os grandes meios de comunicação. Mas, como sempre, a perspectiva apresentada é sempre a oficial, os entrevistados são sempre os mesmos; nada de dar voz aos movimentos sociais e aos segmentos mais questionadores.

As feministas brasileiras, conscientes do seu papel de sujeitos na transformação da sociedade, também querem ser protagonistas deste reposicionamento mundial. Em primeiro lugar, levando à Cúpula dos Povos o olhar feminista sobre a atual crise do capitalismo, uma crise econômica, política, social e moral. É fundamental ocupar todos os espaços com posicionamentos contra as guerras e a violência, e por uma outra forma de produzir e reproduzir a vida, por um outro padrão de consumo e pela liberdade para ser feliz. Por isso, as feministas estarão ao lado sul do planeta neste debate, nas atividades da Cúpula dos Povos, no II Fórum Mundial de Mídia Livre, no lançamento da Campanha por Liberdade de Expressão liderada pelo FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), lutando pela democratização dos bens comuns ligados à informação, à comunicação e à cultura.

Planeta Lilás – A Voz das Mulheres na Cúpula dos Povos

Este será o nome do programa feminista transmitido pela Rádio Cúpula, que fará a cobertura online da Cúpula dos Povos, diretamente do Aterro do Flamengo, entre os dias 15 e 23 de junho. O stream estará disponível para rádios do mundo todo e a grade de programação está bem adiantada.

Construída coletivamente com a ajuda de radialistas, jornalistas, emissoras comunitárias, livres e educativas, a Rádio Cúpula irá traduzir a participação de todos os movimentos de todas as línguas e sotaques. Textos, vídeos e áudios com as temáticas da Rio+20 serão recebidos pela Rádio e transmitidos para todo o mundo.

As feministas garantiram duas horas diárias na programação da Rádio e já estão fechando sua programação. Coordenadas pela radialista Denise Viola, da Rede de Mulheres em Comunicação e da AMARC Brasil, as comunicadoras feministas têm se reunido via web para discutir a programação e a ocupação do espaço radiofônico da Cúpula. Participam dessa iniciativa: Rede Mulher e Mídia, Articulação de Mulheres Brasileiras e WIEGO – Mulheres e Emprego Informal.

Leia mais: www.agenciapatriciagalvao.org.br

Saiba mais: cupuladospovos.org.br/

Território Global das Mulhere

É o espaço onde diversas redes nacionais e internacionais de mulheres realizarão atividades na Cúpula dos Povos. A organização dos debates, plenárias e diálogos que farão parte da programação do Território Global das Mulheres já conta com a participação de 15 redes de mulheres de todos os continentes.

A Manifestação Feminista será na segunda-feira, 18 de junho

As mulheres presentes na Cúpula dos Povos convocam uma manifestação feminista para o dia 18 de junho, às 10h, no Museu de Arte Moderna (MAM). Queremos mostrar o posicionamento feminista de crítica global às falsas soluções propostas para a crise atual, representada pela ‘economia verde’.  Informações…

Liberdade de expressão é tema de campanha na Cúpula dos Povos

A Campanha Liberdade de Expressão será lançada na tarde do dia 15 de junho, no Aterro do Flamengo, como parte das atividades da Cúpula dos Povos para a Rio+20. Saiba mais…

Redes sociais sem censura e com privacidade

Um diálogo entre as redes que não obedecem a nenhuma agenda corporativa, onde internautas são livres para se comunicar e desenvolvedores são livres para utilizar, adaptar e aperfeiçoar códigos e conteúdos. Entrevista com Pedro Noel, da Rede Global Square, rumo ao Fórum Mundial de Mídia Livre

www.ciranda.net/fsm-2011-dakar/

Comunicação compartilhada combina com o feminismo

http://www.ciranda.net/documentos/article/a-comunicacao-compartilhada

Mulheres rumo à Cúpula

Mulheres da Marcha preparam-se para a Cúpula

Não queremos mais a mercantilização dos nossos corpos, dos nossos direitos! Queremos a sustentabilidade da vida, a centralidade da produção do bem viver, acabar com a divisão sexual do trabalho, erradicar a desigualdade e superar o capitalismo!

www.ciranda.net/fsm-2011-dakar/

Caravanas das Mulheres de Natal e de Brasília por direitos e justiça socioambiental

Confirmadas mais duas Caravanas a caminho da Cúpula dos Povos no Rio de Janeiro: a Caravana das mulheres que sairá de Natal, passando por João Pessoa; e a Caravana de Goiânia, que passará por Brasília. Estas Caravanas se somam às Caravanas já confirmadas, que sairão de Belém e Cuiabá.

A Caravana é uma atividade de mobilização e participação das ativistas da Articulação de Mulheres Brasileiras e da Articulação das Organizações de Mulheres Negras, com o objetivo de ampliar o debate – nos níveis local e nacional – sobre direitos e justiça socioambiental rumo à Rio+20.

Casa Feminista abrigará 350 mulheres durante a Cúpula dos Povos

Brasileiras de várias regiões do país, mulheres latino-americanas e africanas terão abrigo na Casa Feminista, organizada pela Articulação Feminista Marcosur, Articulação de Organizações de Mulheres Negras e Articulação de Mulheres Brasileiras.

Rede de lideranças femininas lança Plataforma para envolver mulheres na questão do desenvolvimento sustentável

Elaborada pelo grupo chamado Margaridas de Salto Quinze, que reúne cerca de 200 mulheres, entre legisladoras, empresárias, representantes do Judiciário, do Executivo e do terceiro setor, a Plataforma apresenta 15 medidas em três áreas. Seus objetivos são: aumentar o número de mulheres em cargos de gestão e favorecer o empreendedorismo sustentável e o consumo consciente.

Acesse matéria completa: Rede feminina lança Plataforma 20, documento com diretrizes para envolver mulher no tema do desenvolvimento sustentável (Agência Brasil – 31/05/2012)

Conferência de mulheres chefes de Estado será realizada na Rio+20, em 21/6

O escritório brasileiro da ONU Mulheres anunciou que, em 21 de junho, será realizada no Rio de Janeiro a primeira “Cúpula feminina de chefes de Estado pelo futuro das mulheres”, dentro da Rio+20.

A ONU informou que até agora confirmaram presença a brasileira Dilma Rousseff, anfitriã da Rio+20, e as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Costa Rica, Laura Chinchilla.

Estarão presentes também as primeiras-ministras de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, assim como as presidentes da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e da Lituânia, Dalia Grybauskaité.

O debate será coordenado pela ex-presidente chilena Michelle Bachelet, diretora-executiva da ONU Mulheres, que participará de diversas atividades sobre gênero realizadas na conferência, que irá discutir questões de gênero no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Este informativo é uma contribuição da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada e do Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos para o debate e construção do II Fórum Mundial de Mídia Livre, que acontece no âmbito da Cúpula dos Povos.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas