Mulheres dominam os primeiros lugares da UFMG

20 de janeiro, 2016

(Estado de Minas, 20/01/2016) Uma estudante de Goiás e outra de Belo Horizonte conquistaram o primeiro e segundo lugar geral, ambas do curso de medicina

As mulheres mostraram sua força e conquistaram as duas maiores notas entre os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A universidade divulgou nesta quarta as notas de corte (mínimas) e as pontuações máximas, nas modalidades de ampla concorrência e nas quatro modalidades de cotas. A maior nota de corte foi 805,74 entre os que disputaram na ampla concorrência, no curso de medicina, e o primeiro lugar geral foi conquistado uma estudante de Goiás, que obteve 855,04.

Leia mais: Estudante negra aprovada na UFMG rebate críticas às cotas: “Vou ser aluna excelente” (Estado de Minas, 20/01/2016)
Travesti é aprovada em 1º lugar em serviço social na UFPE (UOL, 20/01/2016)

A segunda colocada também foi aprovada em uma vaga em medicina. Mariana Alcântara Nascimento, de 20 anos, fechou a redação e conquistou nota mil. Mariana lembra que logo no primeiro parágrafo citou o pensador alemão Friedrich Nietzsche para dissertar sobre padrões morais e o machismo. O tema da redação era “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” e, é claro, Mariana trabalhou com os conceitos da francesa Simone de Beauvoir. A pensadora foi tema de uma das questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e junto com a redação levou o feminismo a ser discutido por todos. Mariana citou ainda o pernambucano Gilberto Freyre e pontuou com a obra dele como mulheres, índios e negros foram excluídos na formação do Brasil.

Mariana decidiu estudar o último ano em casa. “Minha mãe ficou superfeliz com a nota, apesar de não ter aprovado a ideia de estudar em casa. Ela queria apoiar de alguma forma”, explica Mariana. A jovem diz não ter vivido apenas para o estudo e dividia o tempo entre os livros e atividades físicas, como corrida e yoga. “Além de passar muito tempo com a família e o namorado”, destaca.

O segundo curso mais competitivo da UFMG é engenharia aeroespacial (matutino), com nota mínima de 793,58. A nota máxima foi 819,48. O terceiro curso de maior pontuação mínima para aprovação é engenharia química, com 784,78. A nota máxima do curso chegou a 817,52. São oferecidas 60 vagas para preenchimento via Sisu, 30 em cada semestre.

Com 80 vagas (40 em cada semestre), engenharia mecânica (diurno) registrou nota de corte de 780,38 e nota máxima de 827,80. Direito (diurno) completa a lista dos cinco cursos mais competitivos da UFMG, com nota de corte de 770,66 e máxima de 825,38.

Daniel Camargos

Acesse no site de origem: Mulheres dominam os primeiros lugares da UFMG (Estado de Minas, 20/01/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas