Ocha destaca impacto sobre mulheres do último conflito em Gaza

07 de janeiro, 2016

(Rádio ONU, 07/01/2016) Relatório do Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assistência Humanitária lista efeitos de longo prazo dos combates de 2014 na Faixa de Gaza para mulheres e meninas; segundo o documento, elas foram afetadas “de forma desproporcional” em diversos aspectos da vida.

Uma publicação do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assistência Humanitária ressaltou o impacto de longo prazo que o conflito de 2014 na Faixa de Gaza teve sobre mulheres e meninas.

Segundo o documento, elas foram afetadas “de forma desproporcional” em diversos aspectos da vida.

Preocupação

O texto menciona “preocupação particular” com a situação de viúvas, desabrigadas, mulheres e meninas com deficiência, adolescentes e agricultoras.

O Ocha cita que 299 mulheres, das quais 16 grávidas, e 197 meninas foram mortas durante os combates de 2014. Pelo menos 790 ficaram viúvas.

Mais de 2 mil mulheres e centenas de meninas ficaram feridas.

Assédio

O documento menciona ainda as condições de vida de meninas e mulheres deslocadas, vivendo com famílias anfitriãs em apartamentos, tendas, abrigos ou nos escombros de suas casas.

A situação leva a uma série de preocupações relacionadas à segurança, incluindo falta de privacidade e exposição crescente à violência de gênero.

A publicação destaca impactos causados pelos danos à infraestrutura e a terras agrícolas e também mecanismos “negativos” para lidar com a situação, como a saída de crianças da escola e o casamento precoce de meninas.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Acesse no site de origem: Ocha destaca impacto sobre mulheres do último conflito em Gaza (Rádio ONU, 07/01/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas