Projeto das Nações Unidas WomenLedCities (Cidades Lideradas por Mulheres) será implementado como piloto no Brasil
O projeto das Nações Unidas WomenLedCities – Cidades Lideradas Mulheres – é uma parceria global entre lideranças do setor público e privado que traz as mulheres para a vanguarda do planejamento das cidades e promove a igualdade de gênero em posições de liderança. O anúncio de sua implementação como modelo piloto no Brasil foi feito neste sábado (16) na sede das Nações Unidas com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
A atividade integra a programação do SDG Summit, a cúpula sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, realizada previamente à Assembleia Geral da ONU. A ação é parte de uma iniciativa de alto impacto que fomentará a realização dos ODSs da ONU nas cidades, especialmente no que se refere ao combate à desigualdade de gênero.
Em seu discurso, Cida Gonçalves apontou os caminhos para uma cidade segura, sustentável e democrática para as mulheres e se colocou à disposição para contribuir com a implementação do projeto no Brasil. “Eu não acredito em democracia sem a participação efetiva e plena das mulheres. O conceito de cidades para mulheres também não pode deixar de considerar o enfrentamento constante à violência de gênero”, afirmou.
Outras representantes do Brasil presentes no evento foram a empresária e filantropa Luiza Trajano, presidente do grupo Mulheres do Brasil, que é embaixadora da iniciativa e será responsável por conduzi-la no país; a representante do BNDES Natalia Dias, Diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis; e a empreendedora Ticiana Rolim Queiroz, fundadora e presidenta do Somos Um.