ONU Mulheres conduz tocha olímpica, nesta 6ª, por direitos de mulheres e meninas no mundo

04 de agosto, 2016

(ONU Mulheres, 04/08/2016) Diretora executiva Phumzile Mlambo-Ngcuka e Thaiza Vitória, participante do programa Uma Vitória Leva à Outra, conduzirão chama olímpicas a poucas horas da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em junho, representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, fez o revezamento, no Rio Grande do Norte

Acesse aqui o álbum do programa Uma Vitória Leva à Outra e leia o aviso de pauta do evento com meninas e esportes, neste sábado (6), na Cidade das Artes

thaiza-vitoria_onumulheres

Thaiza Vitória da Silva (centro), 15 anos, receberá a tocha das mãos do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon em Copacabana

As mulheres no esporte desafiam estereótipos de gênero, se tornam inspiração e mostram que homens e mulheres são iguais. Elas estão mais visíveis que nunca no esporte. De um total de 977 atletas, apenas 22 mulheres competiram, pela primeira vez, nos Jogos de Paris em 1900. As Olimpíadas de Londres, em 2012, foram os primeiros jogos em que mulheres competiram em todas as modalidades. Na Rio 2016, cerca de 4.700 mulheres – 45% de todos os atletas – representarão seus respectivos países em 306 eventos.

É em nome do empoderamento das mulheres e meninas no esporte que a subsecretária-geral da ONU e diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, carregará a tocha olímpica nesta sexta-feira (5/8), às 8h07, no Jardim Botânico. Em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a ONU Mulheres realiza o programa inédito Uma Vitória Leva à Outra, como legado olímpico ao Brasil e com potencial de replicação em outros países.

O programa cria espaços seguros para as meninas, entre 10 e 18 anos, com o objetivo de quebrar as barreiras sociais e equipá-las com habilidades básicas sobre economia, o aumento do conhecimento sobre os seus corpos e da confiança para acessar serviços públicos em caso de violência.

Ainda na sexta-feira (5/8), Thaiza Vitória da Silva, 15 anos, jogadora de handebol, representará as 400 meninas participantes do programa Uma Vitória Leva à Outra. “É um novo caminho que está se abrindo na minha vida, nas nossas vidas”, diz Thaiza. A adolescente receberá a tocha das mãos do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, às 11h15, em Copabacana, pouco antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Empoderamento de mulheres nas empresas – Em 4 de junho, a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, conduziu a chama olímpica em Natal, no Rio Grande do Norte. “Que privilégio ser parte da história numa edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, marcada pela presença das mulheres nas competições e na organização dos eventos esportivos mais importantes do mundo”, disse Gasman, à época.

nadine_tocha

O convite foi feito pela Coca-Cola, umas das patrocinadoras da Rio 2016 que possui aliança estratégia global com a ONU Mulheres, é membro do Conselho Assessor de Liderança do Setor Privado da ONU Mulheres e integra os Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios, da ONU Mulheres e do Pacto Global.
Sexta-feira – 5 de agosto de 2016
Revezamento da Tocha Olímpica – diretora executiva da ONU Mulheres
Horário: 8h07
Local: R. Jardim Botânico, 200 – bairro Jardim Botânico | Rio de Janeiro

Revezamento da Tocha Olímpica – Thaiza Vitória, participante do programa Uma Vitória Leva à Outra
Horário: 11h15
Local: Praia de Copacabana | Rio de Janeiro

Sábado – 6 de agosto de 2016
Evento de celebração do programa Uma Vitória Leva à Outra
Horário: 11h30
Local: Teatro de Câmara da Cidade das Artes (Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca).

Informações para a imprensa:
Isabel Clavelin
Assessora de Comunicação da ONU Mulheres Brasil
(61) 98175 6315

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas