ONU quer medidas urgentes para garantir educação de qualidade às meninas

16 de junho, 2015

(Rádio ONU, 16/06/2015) Alto comissário da ONU para os Direitos Humanos pede aos países ações para que todas as meninas do mundo possam frequentar a escola; quase um terço das nações ainda não atingiu a igualdade no ensino primário.

Quase um terço dos países do mundo ainda não alcançou a igualdade de gênero no ensino primário. Por isso, o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos defende que todas as nações “tomem medidas urgentes para garantir que todas as meninas tenham acesso à educação de qualidade”.

Zeid Al Hussein falou esta terça-feira em Genebra, num painel sobre o direito que todas as garotas têm à educação. Para o representante da ONU, se não houver avanços no setor e nos direitos das mulheres, os prejuízos serão refletidos nas gerações futuras.

Obstáculos

No seu discurso, Zeid citou outros dados alarmantes: menos da metade dos países têm a mesma quantidade de meninas e de meninos no ensino secundário. E em muitas nações, um “número chocante de garotas enfrentam violência sexual e assédio dentro da escola ou no caminho para a escola”.

Nos países em desenvolvimento, um terço das meninas casa antes de completar 18 anos e milhões tornam-se mães ainda na adolescência e com isso, fica mais difícil continuar os estudos.

Violência Extrema

O alto comissário para os Direitos Humanos mencionou também as escolas para meninas que são alvo de ataques de extremistas. Entre 2009 e 2014, milhares de estabelecimentos de ensino foram atacados em 70 países. Zeid Al Hussein lamentou que muitas estudantes são “envenenadas, mortas, mutiladas ou sofrem abuso sexual”.

Para ele, são “ataques covardes e uma expressão extrema de movimentos que resistem profundamente aos direitos iguais para as mulheres”.

Futuro

Segundo o alto comissário, a autonomia feminina está entre os avanços mais significativos do último século. Ele lembrou que o acesso à educação é um direito e fundamental para que as jovens possam fazer escolhas sobre saúde, carreira e vida pessoal.

Para Zeid, investir na educação das meninas não é apenas a coisa certa a ser feita: é também uma ação inteligente.

Leda Letra

Acesse no site de origem: ONU quer medidas urgentes para garantir educação de qualidade às meninas (Rádio ONU, 16/06/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas