Peito de fora, pelos e ódio aos homens: analisamos 6 clichês do feminismo

16 de março, 2019

Aqui em Universa, é comum ver comentários de leitores (sim, estamos lendo o que vocês escrevem) falando que “feministas odeiam homens”, que “ficam com os peitos para fora” e que feminismo é um machismo ao contrário, entre outras ideias que envolvem o movimento.

(Universa, 16/03/2019 – acesse no site de origem)

Mas o que é verdade e o que é mentira nessas afirmações? Conversamos com três especialistas em teoria feminista para analisá-las. Vamos lá:

“Feminismo é um machismo ao contrário”

Essa dá para explicar usando o dicionário. Segundo o Houaiss, feminismo é a “teoria que sustenta igualdade política, social e econômica de ambos os sexos”, enquanto machismo é o “comportamento que tende a negar às mulheres a extensão de prerrogativas ou direitos do homem”.

Portanto, conceitualmente, não dá para dizer que um movimento funciona do mesmo jeito que outro mas de lado oposto. O machismo nega direitos às mulheres, e o feminismo quer retomar a igualdade entre os gêneros, e não negar direitos aos homens.

“Feministas só sabem por os peitos para fora”

Primeiro, uma pergunta: por que é permitido um homem andar sem camisa na rua e proibido mulher fazer o mesmo?

Pensou? Ok, agora sigamos.

Doutora em estudos de representatividade de gênero pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Fernanda Friedrich explica que há várias linhas de manifestação dentro do movimento e que, em algumas, são feitos protestos nas ruas em que partes do corpo ficam à mostra. Mas não é isso que faz de uma mulher feminista. Essa é apenas a maneira como ela expressa seu feminismo.

“Elas levam para o lado mais extremo, o de mostrar o peito, para chocar e simbolizar a sexualidade imposta sobre nosso corpo, que não é aplicada da mesma forma para os homens”, diz. Lembra da pergunta ali no começo? Não é “só” mostrar os seios, mas questionar a impossibilidade de mostrá-los, sem que o ato cause estranhamento ou seja considerado crime, como acontece no Brasil,

“Feminista não gosta de se depilar”

O feminismo tem como base a garantia da autonomia da mulher. Nada impede que ela se depile ou queira seguir práticas relacionadas à feminilidade. O problema é a imposição. “O movimento quer garantir a liberdade de qualquer um poder fazer com o corpo o que quiser, sem se prender a um estereótipo de gênero”, explica Hannah Maruci Aflalo, doutoranda em teoria feminista e representação política feminina pela USP (Universidade de São Paulo).

Resumindo: quer tirar os pelos? Tire. Não quer? Não tire. Dá para ser feminista dos dois jeitos.

“Feminista odeia homem”

Feminismo não é um ataque aos homens, mas ao machismo. Não é pessoal, não é uma guerra. É, de novo, a busca por direitos iguais. Mesmo assim, sem negar as diferenças entre homens e mulheres. “Que são físicas, e não intelectuais, como o machismo quer fazer crer”, afirma a especialista em estudos de gênero Fernanda Friedrich.

Ela mesma diz que já ouviu várias vezes a pergunta: “Mas como pode você ser feminista e casada com um homem?”. “Como se isso fosse afetar a rotina dentro casa”, diz. E ela odeia o marido? “Não”, responde, entre risos. “Eu o amo muito, ele é meu companheiro, e eu, inclusive, estou grávida de um menino, que também amo.”

“Feministas são todas lésbicas”

Seguindo a ideia de que feministas odeiam homens, o mais lógico é dizer que, por isso, elas só se relacionam com outras mulheres. Mas o feminismo não tem qualquer relação com orientação sexual.

Professora de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a teórica feminista Margareth Rago acredita que o comentário tem a ver com uma intenção de xingar as feministas. Para muitas pessoas que atacam o movimento, ser lésbica é algo errado, logo, dizer que alguém o é, torna-se uma ofensa.

“Dizer isso é mostrar um um horror às lésbicas, como se só fosse normal ser heterossexual.”

“Feminismo prega o aborto e quer acabar com a família”

Primeiro, sobre o aborto: seguindo a teoria feminista da liberdade individual feminina, a ideia não é que se “pregue” o aborto, mas que a mulher possa escolher se vai ter um filho, que será gerado em seu corpo e pelo qual será responsável.

Segundo, sobre a família. “O feminismo quer acabar, na verdade, com a ideia do homem provedor e da mulher que tem que ficar em casa cuidando dos filhos sem ter opção de seguir outros caminhos na vida, como trabalhar ou estudar”, explica Margareth Rago.

Camila Brandalise

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas