Bancada Feminina lança campanha por maior participação feminina na política brasileira

18 de maio, 2015

(ALEAM, 18/05/2015) Na manhã desta segunda-feira, no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aconteceu o lançamento da campanha “Mais Mulheres na Política”. A campanha é promovida pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal, liderada pela senadora Vanessa Graziotin (PCdoB), e visa estimular o aumento da participação das mulheres na política do país, assegurando, desta maneira, maior igualdade entre homens e mulheres na sociedade.

Única mulher no parlamento estadual, a deputada estadual Alessandra Campêlo (PCdoB) destacou que hoje as mulheres representam mais da metade da população brasileira, porém, nos parlamentos, a mulher é minoria absoluta; para a deputada, uma sociedade democrática precisa ter representação igual de homens e mulheres. Alessandra afirmou considerar a falta de apoio dos partidos políticos às candidaturas femininas uma questão relevante no quadro político atual. “Se a mulher tiver uma cota de participação, as candidaturas femininas irão receber mais apoio na sua campanha”, reforçou a parlamentar.

Durante o evento, a senadora Vanessa Graziotin disse que é preciso mudar a cota de 30% para preenchimento das vagas nas chapas de candidatura, substituindo para cota de vagas nos parlamentos, e também garantir que 30% dos recursos dos fundos partidários sejam destinados às candidaturas femininas. Também presente e endossando seu apoio, a deputada federal Conceição Sampaio (PP) endossou seu apoio ao movimento e disse que a reforma política é um passo importante para a sociedade e que a igualdade de gênero é imprescindível para uma democracia. “A reforma política será decidida por essa atual Legislatura Federal, e conclamo todos os companheiros para fazermos a diferença”, disse Conceição.

Estiveram presentes o presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), os deputados Adjuto Afonso (PP), Dermilson Chagas (PDT), José Ricardo (PT), a senadora Marta Suplicy (sem partido), vereadoras de vários municípios do interior do Amazonas, assim como deputadas federais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de sociedades civis organizadas.

Acesse no site de origem: Bancada Feminina lança campanha por maior participação feminina na política brasileira (ALEAM, 18/05/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas