Brasil Eleitor destaca participação da mulher na política

964
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Tribunal Superior Eleitoral, 01/08/2014) O Brasil Eleitor deste domingo (3) vai mostrar que a participação da mulher na política ainda não é satisfatória. Apesar do crescimento do eleitorado feminino que foi de 5,81% em quatro anos e das mulheres serem a maioria dos votos na urna com 52,13% do eleitorado, o índice de cargos para deputadas e senadoras no Congresso Nacional é de apenas 9%. Na Câmara dos Deputados, dos 513 cargos existentes, somente 44 são ocupados por mulheres.

De acordo com a legislação estabelecida na  Lei n° 12.034/2009, cada partido ou coligação deve destinar uma quantidade mínima de 30% e máxima de 70% para cada gênero em todos os cargos proporcionais para deputados federais, estaduais e distritais e vereadores. O programa vai ao ar pela TV Justiça às 20h30.

Esta edição vai mostrar também que a internet é uma grande aliada do eleitor para saber sobre os candidatos. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível encontrar dados sobre os candidatos através do sistema DivulgaCand. A dica do programa é para que o cidadão sempre procure em sites oficiais como o do TSE, pois não há vínculos partidários e nem fins lucrativos. O eleitor deve tomar cuidado ainda com informações divulgadas na internet, que nem sempre são verdadeiras.

O programa traz ainda orientações para os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral a exercer o direito do voto. O “Voto em Trânsito” permite o eleitor escolher do presidente e vice-presidente em capitais e municípios que possuem mais de 200 mil eleitores, totalizando 92 cidades brasileiras.

Repórter Eleitor

No quadro Repórter Eleitor, Paulo Beck foi ao TRE-SP para mostrar como o órgão está se preparando para as Eleições 2014 e quais funções exercidas por cada setor institucional. Assessoria de comunicação, planejamento estratégico, seção de registro e processamento, e seção de contas foram os setores visitados.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país.

O programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no  endereço www.youtube.com/justicaeleitoral. Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h.

Compartilhar: