Campanha ‘Mais Mulheres na Política’ será lançada em Natal

23 de outubro, 2015

(Portal N10, 23/10/2015) A campanha Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil precisa da bancada feminina do Senado por Mais Mulheres na Política, será lançada as 09 horas, em audiência pública no Plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, na próxima segunda-feira (26).

A proposição é da senadora Fátima Bezerra, da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, representada pela senadora Vanessa Grazziotin (AM), e da deputada federal Zenaide Maia e conta com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN.

Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil precisa é um movimento iniciado em março deste ano pela bancada feminina do Congresso Nacional em favor de reserva de cadeiras para mulheres nos três níveis do parlamento. Hoje a média de mulheres nas casas legislativas é de 10% no Senado, na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores, apesar de elas serem cerca de 52% do eleitorado e 40 % da força produtiva nacional.

A audiência pública vai debater o espaço das mulheres na política por meio da PEC da Mulher (98/2015), matéria que prevê a reserva de 10% das cadeiras nas próximas eleições, 12% nas eleições seguintes e 16% nas que se seguirem. A PEC foi aprovada em segundo turno pelo Senado e tramita agora na Câmara dos Deputados.

Bancada feminina

Atualmente, o estado do Rio Grande do Norte no senado conta com uma representante do sexo feminino, a senadora Fátima Bezerra (PT). Na Câmara Federal das oito vagas apenas uma, é ocupada por uma mulher, a deputada Zenaide Maia (PR). Já na Assembléia Legislativa, a bancada estadual é formada por 24 deputados, sendo apenas duas mulheres, Márcia Maia (PSB) e Cristiane Dantas (PC do B).

No mapa de representação de mulheres nos parlamentos do mundo, elaborado pela União Interparlamentar e pela ONU Mulheres, dentre os países pesquisados, o Brasil aparece na 158º posição. Na América Latina aparece atrás da Argentina, México, Cuba e Bolívia. E à frente apenas de Belize.

Acesse no site de origem: Campanha ‘Mais Mulheres na Política’ será lançada em Natal (Portal N10, 23/10/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas