Cármen Lúcia e Raquel Dodge defendem igualdade de direitos e de dignidade entre homem e mulher

20 de agosto, 2018

Presidente do STF e procuradora-geral participaram nesta segunda (20) de evento sobre promoção da mulher na sociedade e no Estado. Rosa Weber destacou importância do voto das mulheres.

(G1, 20/08/2018 – acesse no site de origem)

Chefes do Judiciário e do Ministério Público no país, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defenderam nesta segunda-feira (20) a igualdade efetiva das mulheres em relação aos homens na sociedade, durante seminário realizado nesta segunda na sede da Suprema Corte para discutir o tema.

Em seus discursos, as duas também alertaram para o quadro de violência contra as mulheres, especificamente no Brasil. Repetiram em discursos que é preciso garantir a elas não só a igualdade em direitos, mas também em dignidade.

“Se somos maioria da população, é estranho que não sejamos nós respeitadas naquilo que há de mais central no direito, que é o respeito à dignidade humana. O direito de sermos iguais na nossa dignidade e diferentes na nossa individualidade”, disse a ministra, após mencionar casos recentes de feminicídio no país.

No evento também discursaram as presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz; a advogada-geral da União, Grace Mendonça; e a procuradora-geral da Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Cristina Machado. Todas chamaram a atenção para as dificuldades de ascensão da mulher na carreira pública.

Citando a história bíblica de Adão e Eva, a ministra brincou, afirmando que se o que se diz é que a mulher “foi capaz de virar o mundo de cabeça para baixo, nós seguramente juntas vamos fazer o mundo voltar de cabeça para cima, porque para baixo ele esteve até hoje”.

Raquel Dodge, por sua vez, disse que a dignidade requer não só a proteção contra o abuso, mas também a possibilidade de as mulheres alcançarem seus sonhos e objetivos na sociedade.

“A pauta das mulheres é de plena dignidade, de sermos senhoras de nossos destinos, protagonistas de nossa história. De sermos o que podemos ser, pelas lutas e esforços”, afirmou a procuradora-geral.

“Queremos participar. As decisões nacionais e mundiais afetam diretamente a vida e os direitos das mulheres, de modo que é natural que participemos da tomada de decisões em todos os níveis. Queremos agregar nossa visão de mundo, nosso modo de resolver as coisas, nossas prioridades pessoais. Fazer tudo isso junto com os homens, porque somos seres humanos iguais em dignidade e em direitos”, completou depois.

Mulheres na política

Também presente no evento, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, chamou a atenção para a disparidade entre os gêneros na representação política. Citando os últimos dados da Corte eleitoral com os números de pedidos de candidaturas para as eleições deste ano, ela disse que o voto feminino, majoritário no país, é fundamental para mudar o quadro.

Dos mais de 27 mil pedidos de registro, somente 8,5 mil são de candidatas (30,7%), pouco mais do mínimo exigido em lei. No país, destacou Rosa Weber, do total de 147,3 milhões de eleitores aptos a votar, 73,3 milhões (52,5%) são mulheres. Atualmente, na Câmara dos Deputados, mulheres são menos de 10%, e, no Senado, 18%, pontuou a presidente do TSE.

“Façamos, mulheres, ao exercer todas nós esse direito essencial da cidadania que é voto, a diferença para um fortalecimento para o estado democrático de direito, conquista diária e permanente de todos nós, com a consciência de que em nossas mãos, mulheres, está o destino do país, com a construção de sociedade que todas queremos igualitária, justa e inclusiva”, conclamou a ministra, ao final de sua fala.

No seminário, ainda participam mulheres de destaque no mundo executivo e na classe artística: a presidente da Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; a presidente da Goldman Sachs, Maria Silvia Bastos Marques; a presidente da Rede Sarah de Hospitais, Lucia Braga; a primeira-secretária da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado; a cantora Alcione; e a sócia-fundadora da Betânia Tanure Associados, Betânia Tanure.

Renan Ramalho

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas