(O Estado de S. Paulo) José Roberto de Toledo, jornalista especializado em pesquisas de opinião, escreve sobre as tendências apontadas pelos quatro últimos levantamentos de intenção de voto para Presidência:
“Foram quatro pesquisas presidenciais concluídas esta semana: duas do Datafolha, uma do Ibope e outra do Sensus. A média das quatro aponta Dilma Rousseff (PT) com 53% dos votos válidos. Descontada a margem de erro, de 2 pontos porcentuais, a petista chegaria no mínimo a 51%, o que lhe daria a vitória no primeiro turno.
Embora essa seja a maior probabilidade, não se pode afastar totalmente a chance de segundo turno. A curva dos votos válidos da petista mostra uma tendência de queda, que parece ter parado, segundo Ibope e Datafolha. Uma eventual gafe de Dilma poderia retomar essa tendência.
A média é uma composição de duas pesquisas que deram 55% de válidos para Dilma (Ibope e Sensus) com as duas do Datafolha que deram porcentuais mais baixos: 51% e 52%.
Fontes: Datafolha/Ibope/Sensus; infográfico AE.
As margens para uma vitória no primeiro turno são apertadas. Um pequeno incidente nesta reta final – como chuva no dia da eleição (aumenta a abstenção) ou um índice de erro do eleitor na hora de votar maior do que o habitual – pode influenciar o resultado e fazer a diferença entre uma definição já ou a necessidade de segundo turno.”