02/11/2010 – Alzira Soriano, pioneira no Executivo (G1)

02 de novembro, 2010

(Portal G1) Se passaram mais de 80 anos desde a primeira mulher foi escolhida para um cargo no executivo no Brasil, sendo ela também a primeira na América Latina. Alzira Soriano  foi eleita prefeita da cidade de Lajes, Rio Grande do Sul, em 1928, antes mesmo da conquista do direito ao voto das mulheres, em 1932.

Desde então, a representatividade das mulheres na política seguiu a passos lentos. A eleição de Dilma Ruosseff, primeira presidente mulher no país, acontece mais de 80 anos depois da eleição da primeira prefeita. Países como Argentina, Chile e Nicaragua 

A distância no tempo não é apenas grande entre Alzira e Dilma, mas entre ela e todas as outras mulheres que assumiram cargos executivos no país. A primeira prefeita de uma capital, Maria Luiza Fontenele, de Fortaleza, tomou posse 57 anos depois de Alzira, em 1986. A primeira governadora, Iolanda Fleming, do Acre, em maio do mesmo ano. A primeira prefeita da maior cidade do país, Luiza Erundina, em 1989.

Alzira Soriano em seu gabinete no governo de Lajes
Alzira Soriano em seu gabinete no governo de Lajes (Foto: Arquivo Pessoal)


“O voto feminino no Brasil foi conseguido muito tardiamente”, avalia a cientista política Jussara Prá, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Mesmo depois dessa conquista, a restrição ao voto dos analfabetos limitou muito o voto das mulheres – que, em sua maioria, não estudavam. A participação das mulheres cresceu depois dos anos 70”, explica.

“É para celebrar. No entanto, não podemos ter a ilusão de que, por isso, as mulheres conquistaram a igualdade. As mulheres ainda são menos de 9% da Câmara dos Deputados e a nossa representação caiu. Na Argentina, as mulheres são 40% da Câmara”, afirma Maria do Socorro Souza Braga, da Universidade de São Carlos (UFSCar).

No entanto, Maria do Socorro afirma que o governo de Dilma será “muito simbólico”, que ela terá a possibilidade de mostrar aos homens que pode governar como eles e para as mulheres que elas também podem governar.

Leia matéria em PDF: 82 anos antes de Dilma, Alzira Soriano abriu espaço feminino no Executivo (Portal G1 – 02/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas