03/07/2010 – Siglas procuram mulheres para cumprir cota (Folha)

03 de julho, 2010

(Folha de S.Paulo) Sob pena de rejeição do registro de candidaturas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), partidos políticos correm atrás de mulheres para cumprir regra que passou a valer neste ano. Pela primeira vez, segundo reportagem da Folha, a Justiça Eleitoral verificará se a proporção entre os sexos dos candidatos é respeitada.
 
“Se não for, há o risco de o partido ou a coligação ter o registro rejeitado, segundo o ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral, relator das normas de registro nas eleições deste ano. A mudança surgiu na troca de uma palavra. Em vez de ‘reservar’, lei aprovada no Congresso no ano passado mandou ‘preencher’ no mínimo 30% das vagas com um dos sexos -percentual que, na prática, sempre acaba destinado a mulheres.”

A reportagem da Folha apurou que os tribunais regionais eleitorais terão que decidir se indeferem o registro de candidaturas ou se darão prazo maior para o cumprimento da regra. O TSE dará a palavra final. “Acho muito difícil o TSE entender diferente”, declarou a juíza auxiliar da Presidência do TRE do Rio Ana Lúcia Vieira do Carmo. “Vou chamar os políticos e lógico que eles terão que regularizar ou tirar os candidatos que estiverem extrapolando, geralmente [homens]”, afirmou a juíza.

Leia na íntegra: Siglas procuram mulheres para cumprir cota (Folha de S.Paulo – 03/07/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas