04/04/2012 – Aprovação de Dilma bate recorde e chega a 77%, mostra CNI/Ibope

04 de abril, 2012

pesqcniibope600_estadosp05042012

(O Globo) A resistência da presidente Dilma Rousseff às pressões vindas da base aliada parece ter rendido frutos. Ela bateu recorde de popularidade e está à frente de um governo que continua bem avaliado pela maioria dos brasileiros: 77% aprovam a presidente e 56% consideram o governo bom ou ótimo. É o que aponta pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O desempenho de Dilma é superior às avaliações dos presidentes Fernando Henrique e Luiz Inácio Lula da Silva no no segundo ano dos seus primeiros mandatos. Em dezembro, quando foi divulgada a última pesquisa CNI/Ibope, os mesmos 56% avaliavam o governo como bom ou ótimo, mas a aprovação de Dilma era menor: 72%.

– O estilo da presidente, mostrando firmeza na substituição de ministros e no relacionamento com a base aliada no Congresso, parece estar tendo uma empatia melhor com a população, que vê Dilma Rousseff mais presente na administração do governo – diz o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

O número dos que desaprovam a presidente saiu de 21% em dezembro para 19% em março, dentro da margem de erro. A pesquisa revela ainda que 34% consideram o governo regular, 8% o acham ruim ou péssimo, e 2% não responderam. Para 58%, o restante do governo será ótimo ou bom, 25% acham que vai ser regular e 10% ruim ou péssimo.

O líder do governo no Senado, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que a presidente Dilma ficou feliz com o resultado da pesquisa.

– Ela está feliz – disse o líder do governo, após reunião com a presidente para discutir proposta, em tramitação no Senado, de unificação do ICMS sobre produtos importados. Braga acrescentou:

– Eu a parabenizei pela melhora da avaliação de seu desempenho pessoal.

Maioria dos brasileiros crê que governo Dilma é igual ao de Lula

A confiança na presidente Dilma Rousseff saiu de 68% para 72%, mas esse crescimento está dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Para 60%, o governo Dilma é igual ao governo Lula. Já 15% o consideram melhor, e 23% preferem o ex-presidente.

Apesar da alta aprovação, o governo foi bem avaliado apenas em três de nove áreas de atuação: combate à fome e à pobreza, combate ao desemprego e meio ambiente. Houve um empate em educação (49% aprovam e 47% desaprovam). Nas outras cinco áreas – impostos, saúde, segurança pública, taxa de juros e combate à inflação – o governo é desaprovado. O pior resultado foi em impostos, em que 65% desaprovam e apenas 28% aprovam.

As notícias mais lembradas sobre o governo Dilma foram os programas sociais e ações voltadas para as mulheres (9%) e as viagens da presidente (7%). Em terceiro lugar estão as notícias de corrupção, com 5%, bem abaixo dos 28% observados em dezembro do ano passado. As trocas dos ministros da Pesca, Luiz Sérgio, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e do líder do governo no Senado, Romero Jucá, vêm seguida, com 4% cada. Mas a maioria (60%) não respondeu ou não se lembrou de nenhuma notícia relacionada ao governo.

A melhor avaliação do governo se dá na faixa de 30 a 39 anos, entre os eleitores que tem o ensino fundamental e residem no interior. Por região, o Nordeste recuperou a dianteira e é a que mais aprova o governo, com 62% de ótimo e bom. Em setembro do ano passado, o Sul era líder, posição que dividiu com o Nordeste na pesquisa de dezembro. O governo Dilma também se saiu melhor entre os eleitores com renda familiar superior a dez salários mínimos (60% de ótimo e bom) e com rendimento entre um e dois salários (59%).

Acesse em pdf: Aprovação de Dilma bate recorde e chega a 77%, mostra CNI/Ibope (O Globo – 04/04/2012)
CNI/Ibope: aprovação pessoal de Dilma atinge 77% (Jornal do Brasil – 04/04/2012)
Datafolha: Dilma bate recorde de aprovação de Lula no 1º ano



dilmacommulheres130_rstuckertfo_pr
Pesquisa mostra que Dilma vem conquistando o eleitorado feminino, diz especialista
A Agência Patrícia Galvão conversou com Fátima Pacheco Jordão para repercutir os resultados da pesquisa CNI/Ibope e fazer uma análise com recorte por sexo. Saiba mais


“Firmeza e estilo”
O gerente de Políticas Econômicas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, atribuiu à “firmeza” na condução de conflitos com ministros e a base aliada e a um “estilo próprio de governar” o crescimento na aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff. Castelo Branco avalia que o “estilo Dilma de governar” descola-se do próprio governo, cuja avaliação manteve-se estável, com 56% de conceitos “ótimo” e “bom”, enquanto sua avaliação pessoal cresceu. “A leitura é que ela transmite para a população uma personalidade própria, com característica diferente em relação ao seu antecessor”. –Popularidade de Dilma bate recorde e sobe para 77%, diz Ibope (iG – 04/04/2012)

“Na pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, fica claro que a percepção sobre o noticiário é cada vez mais positiva para a presidente. Não que haja menos notícias de “malfeitos” envolvendo o governo, apenas elas não estão colando na imagem presidencial. (…) O dobro de brasileiros vê um noticiário mais favorável (28%) do que desfavorável ao governo (14%). A taxa de percepção de notícias negativas já foi de 25% em julho do ano passado, quando começou a crise ministerial. Mas a troca de ministros virou “faxina” e, hoje, a agenda de Dilma, aos olhos da população, tem mais boas notícias do que problemas: “programas sociais para as mulheres”, “viagens da presidente”, “Dilma recebe prêmio”. Mesmo as notícias potencialmente negativas, como prisões e demissões, são lidas como sinais de limpeza e não de sujeira.” – Dilma teflon, por José Roberto de Toledo (O Estado de S. Paulo – 05/04/2012)

Análise: Dilma agrega apoios, por Merval Pereira (O Globo – 05/04/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas