04/07/2013 – Ministra Eleonora recebe bancada feminina do Congresso Nacional

04 de julho, 2013

(SPM) A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), recebeu, na quarta-feira (03/07), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado Federal; a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), procuradora da Mulher da Câmara Federal; e a deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), procuradora-adjunta. O encontro, ocorrido no gabinete da SPM, em Brasília, teve como tema central a participação política das mulheres.

As parlamentares sinalizaram a disposição de inserir a questão de gênero no debate sobre a reforma política, a fim de aumentar o número de mulheres candidatas e eleitas. Para elas, as mobilizações das ruas trazem novos desafios para a democracia participativa no país.

A ministra Eleonora reiterou o compromisso da SPM para o cumprimento de 30% de mulheres candidatas, como determinada a legislação eleitoral. Ressaltou que um dos passos é a busca de parceiros para agregar forças em favor de mais mulheres no poder. A ação integra o capítulo 5 “Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão” do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 2013-2015.

A senadora Vanessa Grazziotin relembrou que o Brasil “tem sub-representação de mulheres nos espaços de poder e de decisão”. Para ela, a questão pode fazer parte do plebiscito proposto pelo governo federal.

Já a deputada federal Elcione Barbalho apontou o caráter suprapartidário da reivindicação. “Nós vamos entrar no debate sobre o plebiscito e ouvir as opiniões das ruas. Entendemos que a população quer mais mulher no poder pelo nosso perfil de confiabilidade”, disse a parlamentar.

Durante a audiência, a ministra Eleonora convidou as parlamentares a participarem de lançamento de pesquisa de opinião pública sobre mulheres e reforma política, que acontecerá na próxima terça-feira (09/07) na SPM, em Brasília.

Acesse o PDF: Ministra Eleonora recebe bancada feminina do Congresso Nacional (SPM – 04/07/2013)    

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas