06/04/2012 – Obama sabe que dependerá das mulheres para se reeleger

06 de abril, 2012

obama_discurso06042012_petermarovich_efe300(UOL, com informações da agência EFE-Washington) Em discurso com tom eleitoral, o presidente dos EUA, Barack Obama, defendeu nesta sexta-feira as políticas de seu governo a favor das mulheres, que continuam ganhando menos que os homens apesar de representarem 50% da força de trabalho do país.

“As mulheres não são um grupo de interesse, não deveriam ser tratadas dessa maneira. Elas são a metade deste país e de sua força de trabalho”, ressaltou Obama durante um fórum sobre as mulheres e sua participação na economia, organizado na Casa Branca.

“Os temas que mais afetam as mulheres não estão somente relacionado com suas particularidades, mas com assuntos de família, econômicos e, inclusive, de crescimento, os mesmos que agem sobre todos nós”, apontou Obama.

De acordo com alguns números indicados pelo próprio presidente americano, as mulheres ganham US$ 0,77 para cada dólar que são pagos aos homens. No caso das afro-americanas e latinas, essa média pode ser ainda menor.

“O fato de as mulheres ganharem menos que os homens pelo mesmo tipo de trabalho realizado acaba prejudicando as famílias, que têm que dar um jeito com menos dinheiro, e as empresas, que acabam com clientes com menos dinheiro para gastar”, argumentou o presidente.

Além disso, somente 3% dos presidente-executivos das 500 empresas mais poderosas do país são mulheres, uma disparidade que também pode ser vista no próprio Congresso, onde menos de 20% das cadeiras são ocupadas por mulheres.

“Temos muito o que fazer. Mas, sem nenhuma dúvida, já conseguimos muitos e significativos progressos”, explicou o presidente durante o fórum. O evento foi marcado pela apresentação de um relatório sobre como as políticas desenvolvidas pelo governo Obama nos últimos três anos contribuíram para melhorar a vida das mulheres americanas.

BENEFÍCIOS

Segundo a Casa Branca, desde 2009, aproximadamente 2,3 milhões de mulheres receberam bolsas de estudos e mais de 20 milhões se beneficiaram de um maior acesso aos serviços preventivos de saúde.

Durante seu discurso, Obama também lembrou que uma de suas primeiras medidas como presidente foi criar um conselho na Casa Branca para assuntos de Mulheres e Meninas. Além disso, a primeira lei assinada por Obama como presidente, em janeiro de 2009, foi a de Equidade Salarial.

Obama ainda aproveitou o momento para exaltar as mulheres que “marcam” sua vida, como ele mesmo reconheceu: sua mãe, sua avó, sua mulher, Michelle, e suas duas filhas, Malia e Sasha.

“As mulheres formam 80% da minha casa, incluindo a minha sogra. Aliás, eu sempre faço questão de contar ela”, brincou o presidente em alusão à mãe de Michelle, Marian Robinson, que vive com eles na Casa Branca.

ELEIÇÕES

Na campanha eleitoral de 2008, as mulheres deram uma ampla vantagem para Obama em relação ao seu então rival, o republicano John McCain, um fato que pode se repetir nas próximas presidenciais, marcada para o dia 6 de novembro.

Segundo uma recente pesquisa, entre as mulheres, Obama possui 20 pontos de vantagem sobre Mitt Romney, o aspirante melhor situado para conseguir a candidatura presidencial republicana.

As críticas dos republicanos à inclusão da cobertura anticoncepcional na reforma da saúde, promovida por Obama, acabaram fazendo com que os mesmos perdessem a simpatia das mulheres.

Acesse em pdf: Em discurso, Obama defende políticas a favor das mulheres (Uol – 06/04/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas