07/02/2011 – No Senegal, Lula diz que gostaria de ver uma mulher na Presidência da França

07 de fevereiro, 2011

(Estadão.com) Em seu primeiro compromisso político no exterior desde que deixou o Palácio do Planalto, em 1º de janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria manifestado desejo de que os franceses elejam uma mulher nas eleições presidenciais na França, em 2012. Em Dacar, no Senegal, para participar do 11º Fórum Social Mundial (FSM), Lula se reuniu com a secretária-geral do Partido Socialista (PS) da França, Martine Aubry. Segundo o blog Radar Político, a dirigente francesa afirmou que “ele (Lula) disse que seria bom que (o presidente) fosse uma mulher, como Dilma”, ao ser questionada pela imprensa francesa sobre o teor da conversa privada.

A declaração, que ainda não foi confirmada pelos assessores do presidente brasileiro, causou satisfação entre os membros do PS presentes no hotel Terrou-Bi, onde a delegação de Lula está hospedada. Três mulheres são pré-candidatas as eleições presidenciais na França: no PS, a própria Aubry e a ex-deputada Ségolène Royal, e no grupo ambientalista Europe Ecologie, a jurista Eva Joly pretende concorrer.

Além de opinar sobre a política da França, Lula também teria abordado com Aubry temas como as relações Sul-Sul, entre a América Latina e a África, o Brasil e a África – prioridade da fundação que o ex-presidente está montando em São Paulo – e, em especial, sobre o G-20. “Lula disse que cada país vem e não fala de suas realidades, diz que tudo vai bem”, relatou a socialista, completando. “Ele disse que quando ia (ao G20) falava da realidade do povo brasileiro.”

Acesse a matéria completa: No Senegal, Lula encontra socialista e pede mulher na presidência da França (Estadão.com  – 07/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas