07/10/2010 – Voto feminino foi decisivo para levar a eleição ao 2º turno, dizem especialistas (Globo)

07 de outubro, 2010

(O Globo) O voto das mulheres, que somam 52% do eleitorado, foi decisivo para a realização do segundo turno nestas eleições presidenciais. As mulheres também representam 60% do eleitorado indeciso.

Observando a votação do primeiro turno, a candidata Dilma Rousseff (PT) teria, segundo o Datafolha, 54% dos votos entre os homens e 42% entre as mulheres. 

Para Maria do Socorro Sousa Braga, cientista política da Universidade Federal de São Carlos (Uscar), o voto feminino mais conservador -“especialmente em regiões mais atrasadas e fora dos grandes centros urbanos”- foi influenciado pela polêmica da legalização do aborto e mudou de posição.

voto_feminino_2turno

Na avaliação da socióloga Fátima Pacheco Jordão, do Instituto Patrícia Galvão, a fatia de mulheres indecisas, no universo total de votos femininos, é o dobro da fatia de homens indecisos.

Enquanto os homens são mais ligados à competição partidária e de poder, as mulheres se preocupam mais com políticas públicas. Segundo Fátima Jordão, esta é uma das explicações para entender por que os votos de mulheres foram mais para José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Leia na íntegra: Voto feminino foi decisivo para levar a eleição aoturno (O Globo – 07/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas