09/06/2010 – Mulheres que disputaram a presidência (Estadão.com)

11 de junho, 2010

(Estadão.com) No blog Radar Político, o jornalista Roldão Arruda relembra que, das cinco eleições presidenciais que o Brasil realizou desde 1985, quando se iniciou o processo de redemocratização, em três delas havia mulheres entre os candidatos do primeiro turno. “Em nenhuma, porém, elas conseguiram chegar à etapa seguinte. O segundo turno foi, até agora, território exclusivo de homens. O ano de 2010, com o sexto pleito presidencial, deve ser o ano de ruptura desse padrão”, escreve Arruda.

As mulheres inauguraram sua participação na corrida presidencial na eleição de 1989, a primeira com voto direto desde 1960. Naquela ocasião apareceu na lista de 22 candidatos no primeiro turno o nome da advogada mineira Lívia Maria Ledo Pio de Abreu, que concorreu pelo Partido Nacionalista (PN). Segundo Roldão Arruda, como não há registros de candidaturas femininas em eleições presidenciais antes da ditadura, pode-se afirmar que Lívia Maria foi a primeira mulher a concorrer à Presidência da República do Brasil. Ficou em 16º lugar, com quase 190 mil votos, isto é, 0,25% do eleitorado da época.

Em 1998, Thereza Tigreiros Ruiz (PTN) aparece em uma lista com 12 homens. Teve 166 mil votos ou 0,24% do total.

Em 2006, entre os 8 candidatos do primeiro turno havia duas mulheres. “Foi o ano de Heloísa Helena, a senadora alagoana que rompeu com seu partido o PT, após o chamado escândalo do mensalão, ajudou a fundar o PSOL, lançou-se candidata a presidente e saiu discursando pelo País afora contra a corrupção. Ganhou 6,5 milhões de votos – quase 7% do colégio eleitoral brasileiro. Até hoje foi a mulher que mais teve votos numa disputa presidencial”, escreve Arruda, que aponta que, o sucesso de Heloísa Helena ofuscou outra mulher que estava na disputa, a cientista política Ana Maria Rangel (PRP), que teve 126 mil votos (0,13% do total).

Na avaliação do jornalista, “2010 deve registrar um novo salto. Novamente são duas mulheres na arena, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). Mas essa é a primeira vez que uma delas é apontada como franco favorita para passar ao segundo turno, com chances até de chegar à Presidência”.

Leia esse post na íntegra em pdf: Mulheres que disputaram a presidência (Estadão.com – 09/06/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas