14/06/2010 – Para conquistar eleitoras, campanha de Dilma troca vermelho por lilás (Correio/Folha)

15 de junho, 2010

(Correio Braziliense/Folha de S.Paulo) Para tentar reverter a preferência do eleitorado feminino, que tem pendido para a candidatura de José Serra (PSDB), segundo as pesquisas de intenção de voto, no lançamento de Dilma Rousseff como candidata à Presidência, o Partido dos Trabalhadores, além de exaltar a figura da mulher, trocou o tradicional vermelho pelo lilás, que estava nas bandeiras distribuídas às militantes que lotaram a convenção do partido.

“Sei que esta festa não é para homenagear uma candidata. Aqui se celebra, em primeiro lugar, a mulher brasileira!”, afirmou Dilma em seu discurso. A fala de Lula também se dirigiu às mulheres. E Maria da Penha, símbolo do combate à violência doméstica, foi a única pessoa de fora do meio político a participar da mesa principal do lançamento da candidatura da ex-ministra.

“Ao citar exemplos dos progressos na distribuição de renda durante a gestão de Lula, em comparação com governos anteriores, a candidata recorreu a linguagens próximas do imaginário feminino. ‘Sempre diziam que tinha de melhorar a casa primeiro para depois melhorar a situação. Falavam, falavam e nunca melhoravam. É impossível arrumar a casa deixando dois terços dos filhos à margem, ao relento'”, diz a reportagem do Correio.

A candidata também incluiu em seu discurso referências a temas como saúde, educação, emprego e segurança pública, que são as principais preocupações das eleitoras.

A matéria do Correio ressaltou ainda que “as mulheres que integram as fileiras do PT chegaram à convenção do partido prontas para captar votos para a primeira candidata da sigla à Presidência. Nos dois dias antecedentes à oficialização da candidatura, 300 delas participaram de uma plenária, em Brasília, que discutiu as melhores estratégias para derrubar a resistência do eleitorado feminino. Treze pontos genéricos foram discutidos na plenária, entre eles ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. (…) Filiada ao PT do Pará, Adelaide Brasileiro, 61, reclamava do machismo dentro do partido. ‘Muitas mulheres se candidatam apenas para cumprir a cota de 30% instituída no partido. Essas mulheres acabam fazendo campanha para os companheiros homens.’ A militante acredita que a candidatura de Dilma vai quebrar resistências na legenda. ‘Ela vai inverter essa lógica.'”

Segundo a Folha, o PT vai usar as imagens da “convenção lilás” no programa de TV de Dilma para dar a ideia de que “as mulheres escolheram Dilma”. A matéria lembra que a estratégia não é nova. “Na campanha de 2002, comandada por Duda Mendonça, a propaganda de Lula apresentou  mulheres grávidas (algumas com barriga falsa), vestidas de branco”, diz a Folha.

Leia na íntegra: 
Opção pelo lilás (Correio Braziliense – 14/06/2010)
Por mulheres, campanha do PT troca vermelho por lilás (Folha de S.Paulo – 15/06/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas