16/12/2013 – Vitória de Michelle Bachelet ressalta avanços e desafios de mulheres no poder na AL

16 de dezembro, 2013

(iG) Socialista volta à presidência com 62% dos votos, maior percentual obtido por qualquer candidato desde 1990

Após vencer o segundo turno das eleições presidenciais do Chile, a socialista moderada Michelle Bachelet afirmou na noite de domingo que as condições sociais e políticas estão postas para a mudança no país. “Estou aqui porque acreditamos que um Chile para todos é necessário. Não será fácil, mas quando foi fácil mudar o mundo?”, afirmou em seu discurso da vitória.

Leia também: Mulheres avançam no poder na América Latina, rumo à ‘maturidade política’ (BBC Brasil)
– Eleições no Chile consagram recorde de mulheres presidentes no continente (O Globo)
– América Latina terá quatro países sob comando feminino em 2014 (Folha de S.Paulo)
– Conheça as principais lideranças femininas no mundo (BBC Brasil)

Bachelet, de 62 anos, será presidente do Chile pela segunda vez após ter conquistado uma vitória arrasadora na eleição de domingo, que mostrou o apoio popular à agenda de reformas para reduzir as diferenças entre ricos e pobres.

A médica de 62 anos venceu o segundo turno com 62,16% dos votos, o maior percentual obtido por qualquer candidato desde a volta da democracia, em 1990. Ela disputou a eleição prometendo novas políticas sociais que combatam as desigualdades sociais e propondo um aumento dos impostos empresariais para bancar esses planos.

Outra promessa de campanha da presidente eleita é alterar a Constituição e o sistema eleitoral, herdados da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

“O Chile olhou para si, olhou seu caminho, sua história recente, suas feridas, seus feitos, suas tarefas pendentes, e este Chile decidiu que é hora de iniciar transformações profundas”, disse Bachelet a uma eufórica multidão de admiradores no domingo à noite sob uma chuva de confetes.

A vitória de Bachelet foi tamanha que a adversária Evelyn Matthei, do partido da situação, reconheceu a derrota quando a apuração dos votos não estava nem na metade.

Matthei alcançou 37,83% dos votos, numa eleição marcada pelo alto índice de abstenção, informou o Serviço Eleitoral. Esse foi o pior resultado da direita numa eleição em duas décadas.

“Este Chile decidiu que é hora de iniciar transformações profundas, com responsabilidade e com energia”, disse Bachelet em evento com partidários. “Hoje iniciamos uma nova etapa… devemos estabelecer um desafio muito mais alto.”

Os eleitores de Bachelet, que governou o Chile pela primeira vez entre 2006 e 2010, comemoram a vitória com bandeiras e buzinaço pelas principais ruas do centro da capital, Santiago.

“Não há dúvida: os lucros não podem ser o motor por trás da educação, porque a educação não é uma mercadoria e porque os sonhos não são um bem de consumo”, afirmou.

Geralmente, as boas escolas chilenas são pagas, e protestos estudantis – alguns violentos – pedindo uma mudança nessa situação contribuíram para reduzir a popularidade do presidente conservador Sebastián Piñera.

*Com Reuters e AP

Acesse o PDF: ‘Um Chile para todos é necessário’, diz Bachelet após vitória eleitoral (iG, 16/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas