19/07/2010 – Discutindo o sexo dos candidatos, por José Roberto de Toledo (Estadão)

19 de julho, 2010

As candidaturas para as eleições 2010 não expressam o eleitorado do Brasil. Em sua maioria os candidatos são homens, possuem nível superior e são políticos profissionais. O eleitorado brasileiro, por sua vez, é principalmente composto por mulheres, com ensino fundamental incompleto, e assalariadas do setor privado.

Entre as diferenças, o que é mais salta aos olhos é a discrepância entre gêneros, não só entre eleitorado e elegíveis, mas a proporção das candidaturas de homens e mulheres, o que demonstra a baixa participação das mulheres em espaços de poder.

Fátima Pacheco Jordão, socióloga e especialista no tema, afirma que isto é um reflexo do que acontece nos partidos e não na opção dos eleitores. Analisando as candidaturas de cada partido, se verifica que quase todos desobedecem a lei que prevê pelo menos 30% de candidaturas femininas, e se ainda verificarmos a organização interna destes partidos observa-se que são poucas as mulheres em seus órgãos.

discutindoosexodoscandidatosgrande

O jornalista José Roberto de Toledo lembra que: “A questão vai além do sexo do chefe de governo. Trata-se de assegurar a participação das mulheres em todas as arenas políticas. Relatório das Nações Unidas mostra que congressistas mulheres têm prioridades diferentes das dos homens, beneficiam mais as crianças e a família. E há ao menos três estudos que correlacionam o aumento da participação feminina no poder com menores níveis de corrupção”.

Leia em PDF: Discutindo o sexo dos candidatos, por José Roberto de Toledo (O Estado de S. Paulo – 19/07/2010)

Indicação de fontes:

Clara Araújo – socióloga e pesquisadora
Departamento de Ciências Sociais da UERJ
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2587-7678 [email protected]
Fala sobre: participação das mulheres na política

Fátima Pacheco Jordão – socióloga
TV Cultura e Instituto Patrícia Galvão
São Paulo/SP
(11) 3826-7651 / 9423-9402 – [email protected]
Fala sobre: pesquisas de opinião; participação das mulheres na política

José Eustáquio Diniz Alves – demógrafo e pesquisador
Professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais
da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE
Rio de Janeiro/RJ
(21) 214246 89 / 2142-46 96 / 9966 6432 – [email protected]
Fala sobre: política, poder e a baixa representação das mulheres nos espaços de decisão; pesquisas e dados sobre essa realidade em outros países

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas