19/08/2010 – Cidadadania não precisa de pai ou mãe, mas de respeito, editorial (Folha)

19 de agosto, 2010

(Folha de S.Paulo) “O Brasil amadureceu. Não precisa ser uma sociedade infantilizada. Querem infantilizar os brasileiros com essa história de pai e mãe”, afirmou a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, no debate entre os três principais presidenciáveis patrocinado pela Folha/UOL.

Na análise sobre o debate, o colunista da Folha Fernando de Barros e Silva mencionou as críticas de Marina Silva à “‘infantilização’ da política patrocinada por Lula e Dilma (‘pai dos pobres’, ‘mãe do PAC’, gugu-dadá etc.)”.

Em editorial, a Folha de S.Paulo também critica: “Estratégia governista de tratar política como vida familiar não é republicana e ajuda a encobrir candidata que ninguém conhece”.

O jornal lembra que na véspera do debate o presidente Lula afirmara: “A palavra não é governar. A palavra é cuidar. Eu quero ganhar as eleições para cuidar do meu povo como uma mãe cuida do seu filho.”

“‘Mãe’ e ‘pai’ dos brasileiros se fundem na mesma figura mistificadora. A declaração revela mais do que o entendimento de Lula sobre o processo sucessório. A apresentação da política em termos característicos das relações privadas e familiares termina por desvirtuá-la, ao negar o caráter igualitário da esfera pública.”

“A figura paterna, ao contrário, pressupõe uma relação de superioridade com os filhos. Os laços cordiais, de afeto e de ‘cuidado’ contidos na imagem proposta por Lula mal disfarçam a herança patrimonial e autoritária da política brasileira. A metáfora ecoa a tutela populista exercida sobre as massas recém chegadas à cidade em meados do século passado. Contradiz os princípios impessoais republicanos. Faz pouco do cidadão -que não precisa de atenções paternais ou maternais, mas de respeito a seus direitos.”

Acesse na íntegra
‘Pai’ e ‘mãe’, editorial (Folha de S.Paulo – 19/08/2010)

Leia também:
Papai Lula, mamãe Dilma, titio Serra, por Gilberto Dimenstein (Folha de S.Paulo – 22/08/2010)
Com petista na frente, Marina elege Serra como alvo (Folha de S.Paulo – 19/08/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas