20/03/2011 – Brasileiros avalizam início de gestão, mas apontam desafios da presidente, por Mauro Paulino (Folha)

20 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) Com base na pesquisa feita após os primeiros meses de gestão de Dilma Rousseff, Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, avalia que as ações iniciais da presidenta foram mais bem recebidas pelos brasileiros do que as de qualquer outro antecessor. A aprovação das mulheres ao governo de Dilma – maior do que a dos homens – também foi destacada por Mauro Paulino. Abaixo, trechos do artigo:

“Nem mesmo Lula, no início do segundo mandato, superava a atual presidente. Mesmo com esse aval, Dilma recebe claros recados da população: saúde é o problema mais urgente, mas segurança pública, combate à corrupção e transporte são vistos como carências cruciais desse início de governo.”

“Some-se o reajuste do salário mínimo, que desagradou oito em cada dez brasileiros.
A primeira pesquisa [Datafolha] reflete a imagem pós-campanha do governante e os efeitos de seus primeiros atos tornados públicos desde a posse, principalmente aqueles com maior repercussão midiática.”

Aprovação das mulheres
“Não é por acaso que Dilma agora se sai melhor entre as mulheres. Um dos temas mais martelados até aqui foi o pioneirismo de sua posse complementado pela inclusão de mulheres em diversos cargos de governo.”

“A escolha estratégica de Ana Maria Braga e Hebe para conceder suas primeiras entrevistas na TV coroou a simbologia dos primeiros atos. Foi uma estratégia inicial de construção de imagem bem sucedida, que reverteu a persistente tendência de um apoio maior a Dilma entre os homens, observada durante a campanha.”

“Dilma não é Lula, mas os brasileiros sabem e evidenciam qual é o caminho para que ela se aproxime ou se afaste dele.”

Leia essa análise na íntegra: Brasileiros avalizam início de gestão, mas apontam desafios da presidente, por Mauro Paulino (Folha de S.Paulo – 20/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas