20/09/2010 – Bancada feminina deverá crescer 40% (DCI)

21 de setembro, 2010

(DCI) A participação das mulheres na política está crescendo no Brasil. É o que mostra estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que prevê aumento de até 40% da bancada feminina no Congresso Nacional e um índice de reeleição de 70,90% das atuais deputadas federais nas eleições de 2010.

Embora os partidos ainda mostrem dificuldade para cumprir o mínimo de 30% de candidaturas femininas – as mulheres representam apenas 20,5 % das candidaturas registradas -, a pesquisa do Diap indica uma mudança nesse cenário. Em 2010 foram registradas 1.340 candidaturas femininas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em 2006 e 2002, foram 737 e 490 candidatas, respectivamente.

Na avaliação de Secretária de Mulheres do PT, Rosângela Rigo, o número ainda pequeno de candidaturas femininas deve-se ao fato de a política ser vista socialmente como um espaço masculino e à dificuldade que as mulheres enfrentam para conciliar a vida pública com as relações familiares. “Quando um homem decide se candidatar pouca coisa se altera em sua rotina doméstica. Já quando uma mulher toma a mesma decisão, todo o espaço doméstico-familiar precisa ser reorganizado”, diz Rosângela.

“O quadro de mulher não vota em mulher está mudando. A mulher é mais atenta aos detalhes, enxerga longe. São essas características com a ética que vai mudar a política no Brasil, só falta participarmos mais”, afirma Cida Ferreira, presidente estadual de mulheres do PMDB.

Leia na íntegra: Bancada feminina deverá crescer 40% (DCI – 20/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas