24/04/2013 – Mulheres conquistam espaço e humanizam a carreira de engenharia

24 de abril, 2013

(G1/ Campinas e Região) Cada vez mais numerosas no mercado das engenharias, as mulheres humanizam e organizam o mundo dos projetos e dos canteiros de obras, atestam profissionais da área, que está deixando de ser exclusividade dos homens.

Dados do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-SP) revelam que entre 2005 e 2012 o número de mulheres credenciadas nas diferentes áreas da engenharia subiu 142,14%. A presença delas no ano passado era de 31.368, contra 12.954 em 2005.“Elas são mais detalhistas e trazem mais humanização para a engenharia”, avalia o arquiteto Afrânio Alves Ferreira Sobrinho.

“A área da construção é fascinante e com certeza a mulher de hoje perdeu o medo, é muito mais confiante”, garante a engenheira Ann Christine Sacco, da A&D Engenharia e Projetos LTDA.

“Na área de construção civil, por exemplo, a mão de obra é pesada, mas a mulher é detalhista, o que ajuda a melhorar o acabamento. Acho que a mulher leva vantagem”, explica uma profissional da área de fiscalização pública, que pediu para não ser identificada.

Mudanças aos poucos

Única mulher registrada como engenheira de automação e controle em uma grande obra em Paulínia (SP), Ester Medeiros lembra que passou por outras funções antes de ser reconhecida profissionalmente “por causa do machismo comum na área. Não é fácil, mas eu trabalharia com outras engenheiras na minha equipe”, afirma a engenheira de automação e controle.

“A mão de obra é que é difícil de lidar, pois pedreiros e assistentes são na maioria homens com conceitos machistas”, avalia Ann Christine.

Mas já existem profissionais que já entendem que a área tem espaço para todos. “Nunca tive problema em uma obra, acho que o fato de ser mulher favorece”, explica a engenheira que trabalha com fiscalização. “Acho tranquilo trabalhar com mulheres, não faço distinção, mas também não vou tratar diferente”, detalha o arquiteto Alves Sobrinho.

A a presença feminina na área está garantida. De acordo com um levantamento da Universidade de São Paulo (USP), entre os anos de 2005 e 2013 o número de mulheres nas engenharias cresceu 55,53%. O porcentual chega a 69,90% na engenharia civil e de 87,92% na engenharia mecânica.

Clique aqui para assistir à reportagem da EPTV

Acesse em pdf: Mulheres conquistam espaço e humanizam a carreira de engenharia (G1/ Campinas e Região 24/04/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas