21/10/2011 – Ministra cotada para vaga no STF defende emancipação feminina

21 de outubro, 2011

(iG) A ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, é uma das mais cotadas para ocupar a vaga da ministra Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante palestra promovida pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), a ministra destacou a importância da emancipação da mulher, nos âmbitos social e político: “Uma democracia sem mulher é uma democracia incompleta”.

Explicando algumas conquistas jurídicas das mulheres desde a Constituição Federal de 1988, a ministra enfatizou a importância da Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica contra a mulher.

Questionada sobre ter o nome cogitado para ocupar o cargo no STF, Maria Elizabeth afirmou que essa deve ser uma decisão pessoal da presidenta Dilma Rousseff. “Não houve nenhuma indicação da presidenta, nenhuma conversa, nenhum sinal de que eu estaria sendo cogitada para o cargo. São meras especulações porque para o STF não existem listas.” Apesar das considerações, a ministra se diz orgulhosa de ter o nome citado. “Ter o meu nome cogitado, mesmo que pela sociedade porque pela presidente não existe nenhuma indicação, acho que estou no caminho certo na minha atuação como magistrada.”

Leia na íntegra: Ministra cotada para vaga no STF defende emancipação feminina (iG – 21/10/2011)   

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas