21/12/2010 – Luiza Helena de Bairros é a nova ministra da Igualdade Racial (G1)

22 de dezembro, 2010

(Portal G1) Uma das principais lideranças do movimento negro no Brasil, a socióloga Luiza Helena de Bairros foi confirmada pela presidente eleita Dilma Rousseff para assumir a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Luiza Bairros é a atual secretária de Igualdade Racial da Bahia e seu perfil corresponde às exigências de Dilma para o cargo: ser mulher e negra.

Filha de militar, Luiza Bairros nasceu em 1953, em Porto Alegre (RS).

Desde cedo envolveu-se com questões raciais e sempre mostrou interesse pela militância estudantil. Em 1979, mudou-se para Salvador após conhecer o Movimento Negro Unificado da Bahia. Começou, então, sua trajetória contra a discriminação racial.

A nova ministra é bacharel em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Sociologia pela Michigan State University.

Participou da coordenação da pesquisa do Projeto Raça e Democracia nas Américas: Brasil e Estados Unidos, importante projeto contra a discriminação racial. Lecionou na Universidade Católica de Salvador e na Universidade Federal da Bahia e ajudou a coordenar diversos eventos contra o racismo.

Luiza trabalhou em programas das Nações Unidas contra o racismo em 2001 e em 2005. Entre 2003 a 2005, trabalhou no Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID), na pré-implementação do Programa de Combate ao Racismo Institucional para os Estados de Pernambuco e Bahia.

Acesse em pdf: Luiza Helena de Bairros é a nova ministra da Igualdade Racial (G1 – 21/12/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas