27/03/2011 – Dilma Rousseff recebe cineastas brasileiras em animado jantar no Palácio da Alvorada

27 de março, 2011

(O Globo e O Estado de S. Paulo) Com ótimo humor, a presidenta Dilma Rousseff recebeu mais de 30 cineastas, além de algumas artistas, ministras e assesoras, na abertura da sala de exibição do Palácio da Alvorada. O encontro, na sexta-feira, 25 de março, durou cinco horas e as convidadas, depois de assistirem ao filme “É Proibido Fumar”, de Anna Muylaert, jantaram na companhia da presidenta.

Sônia Racy, colunista do Estadão e presente no evento, observou que “Dilma está visivelmente procurando dedicar boa parte deste início de governo a ‘elas’. Mulher no poder faz diferença.”

“Estamos no Palácio da Alvorada, rindo com a presidente”, observou Daniela Thomas ao lado de Suzana Amaral, Lucia Murat, Tizuka Yamasaki, Ana Maria Magalhães, Ana Carolina, Suzana Werneck, Lo Politi, Patrícia Pillar e Tetê Moraes.

Mais investimento para o cinema
As cineastas aproveitaram o encontro para apresentar suas demandas como a revisão da medida que tirou o Conselho Superior de Cinema da Casa Civil, transferindo-o para o Ministério da Cultura.

“Cinema não é só cultura, é também indústria, precisa de forte investimento e depende de ação coordenada de vários setores, com poder político. Mas a presidente é inteligente, interessada no assunto e muito sensível. Não prometeu nada, mas disse que vai olhar isso”, afirmou a cineasta Tizuka Yamasaki. Ela apontou como principais problemas enfrentados pela categoria a inoperância da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a distribuição precária de filmes no Brasil e a falta de acesso aos cinemas por parte das classes C e D.

“Mas ela nos chamou, nos ouviu. O encontro foi maravilhoso”, declarou Tizuka, com o apoio de 99% das presentes. “Tá todo mundo feliz”, observou Ana Muylaert.

Dilma Rousseff ressaltou a fome básica, que precisa ser permanentemente combatida. Mas ressaltou existir também a fome de cultura pela população, mesmo que muitos brasileiros nem sequer tenham consciência disso.

Veja as matérias na íntegra:
Dilma vira diva em noite de festa no palácio (O Estado de S. Paulo – 27/03/2011) 
Diretoras pedem investimento para o cinema (O Globo – 27/03/2011)
Dilma no escurinho do cinema, por Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo – 28/03/2011) 

Leia também:
Mostra evidencia o papel da mulher na vanguarda artística, por Fabyo Cipriano (Folha de S.Paulo – 28/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas