28/07/2010 – TV é a principal fonte de informação dos eleitores (Folha)

28 de julho, 2010

(Folha de S.Paulo) Pesquisa Datafolha revela que 65% dos eleitores apontam a TV como a mídia preferida para obter informações sobre os candidatos que disputam as eleições; os jornais vêm em segundo lugar (12%) e a internet e o rádio em terceiro (7% cada um); conversas com amigos ou familiares têm 6% da preferência.

A reportagem da Folha apurou que, nas eleições presidenciais dos EUA em 2008, a internet era a principal fonte de informações para um quinto do eleitorado do país.

No Brasil, quando o Datafolha pede para os entrevistados citarem três meios de comunicação usados para se informar, a TV é lembrada por 88% e continua em primeiro lugar; em seguida vêm os jornais, com 54%, e o rádio aparece em terceiro, com 52%; 27% mencionam a internet, que fica atrás de conversas com amigos e familiares (32%).

“Entre os principais candidatos à Presidência, a internet tem maior penetração entre os eleitores de Marina Silva (PV): 11% dizem que a rede mundial de computadores é a principal fonte de informação, contra 7% dos que têm intenção de votar em José Serra (PSDB) e 7% dos que afirmam querer votar em Dilma Rousseff (PT).”

“A TV é também o veículo mais citado pelos mais pobres: 68% entre os que têm renda familiar mensal acima de dois salários mínimos, em contraposição aos 47% dos que ganham acima de dez salários mínimos. O jornal, por sua vez, tem maior penetração entre os mais ricos: 24% dos que têm renda familiar mensal acima de dez mínimos. O melhor desempenho da internet ocorre entre os mais escolarizados (20% entre os que têm ensino superior), os mais ricos (18%) e os mais jovens (14% dos que têm de 16 a 24 anos).”

Acesse essa matériaTV é a principal fonte de informação dos eleitores (Folha de S.Paulo – 28/07/2010)

Leia também:
Eleições.com, editorial (Folha de S.Paulo – 29/07/2010)
No Brasil, a TV é muito mais importante do que a internet, por Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo – 28/07/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas