Dilma não quer ser Lula, afirmou um ministro
Mudança é calculada para construir imagem própria
Boa parte das mudanças é orientada pelo publicitário João Santana, que fez a campanha de Dilma Rousseff à Presidência e continua a atuar nos bastidores para ajudá-la a construir “imagem própria” no poder.
“Dilma investe numa imagem própria, para evitar comparações com Lula”, diz um ministro que participou das duas gestões e pediu para não ser identificado. Citando frase de João Santana, o ministro diz que a idéia é fazer com que Dilma “ocupe o espaço imaginário de uma rainha”.
Leia matérias em pdf:
No 1º mês de Dilma, discrição e cobrança de resultados (O Globo – 29/01/2011)
Na estreia, Dilma é “negativo” de Lula (Folha de S.Paulo – 30/01/2011)
(O Estado de S. Paulo – 02/02/2011) O estilo Dilma na Argentina, editorial
Primeiro compromisso no exterior
“Mais que uma deferência, foi a reafirmação de uma parceria relevante não só para os dois países, mas para toda a América do Sul. A articulação política das duas maiores economias da região pode contribuir de forma significativa para a integração, o desenvolvimento e a modernização institucional do subcontinente. A presidente brasileira mencionou em cerimônia na Casa Rosada a importância regional dessa parceria.”
Encontro com mães e avós da praça de Maio
“Palavras e gestos contidos, mesmo no encontro com as mães e avós da Praça de Maio, parecem ter sido não só um sinal de equilíbrio e respeito, mas também uma indicação – a julgar pelos temas discutidos e pelos acordos assinados – de prudência.”
Leia editorial completo:
O estilo Dilma na Argentina, editorial (O Estado de S. Paulo – 02/02/2011)