31/05/2012 – Conferência de mulheres chefes de Estado será realizada na Rio+20

31 de maio, 2012

(G1, com informações do Globo Natureza, com agências internacionais) Evento vai discutir futuro do gênero e defesa dos direitos. Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, da Argentina, estarão presentes.

O escritório brasileiro da ONU-Mulheres anunciou nesta quinta-feira (31) que em 21 de junho será realizada no Rio de Janeiro a primeira “Cúpula feminina de chefes de Estado pelo futuro das mulheres”, dentro da Rio+20.

A Rio+20 recebe este nome por ocorrer vinte anos depois da Rio 92 (também conhecida como Eco 92), considerada a maior conferência sobre meio ambiente já realizada, que popularizou o conceito de “desenvolvimento sustentável”. A conferência ocorre de 13 a 22 de junho e está dividida em três partes.

De acordo com o escritório brasileiro da ONU-Mulheres, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa aos direitos do gênero, será a primeira vez na história que primeiras-ministras, chefes de Estado e presidentes mulheres vão se reunir para “fazer um apelo em favor de ações concretas para a integração plena das mulheres ao desenvolvimento sustentável”.

A ONU informou, por meio de uma nota oficial, que até agora confirmaram presença a brasileira Dilma Rousseff, anfitriã da Rio+20, e as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Costa Rica, Laura Chinchilla.

Estarão presentes também as primeiras-ministras de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, assim como as presidentes da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e da Lituânia, Dalia Grybauskaité.

O debate será coordenado pela ex-presidente chilena Michelle Bachelet, diretora-executiva de ONU-Mulheres, que participará de diversas atividades sobre gênero realizadas na conferência.

Acesse em pdf: Conferência de mulheres chefes de Estado será realizada na Rio+20 (G1 – 31/05/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas