ONU Mulheres e parceiros lançam, amanhã (23), plataforma digital para igualdade de gênero nas eleições de 2016

22 de setembro, 2016

A “Cidade 50-50” deverá servir de ferramenta para que se possa exigir políticas por municípios mais inclusivos e paritários. Plataforma foi desenvolvida em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Instituto Patrícia Galvão e o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades da Universidade de Brasília (Demodê/UnB)

ONU Mulheres e parceiros lançam, amanhã (23), plataforma digital para igualdade de gênero nas eleições de 2016/

Uma sociedade só pode ser chamada de democrática com participação igualitária entre homens e mulheres. Com o objetivo de trazer este princípio para as eleições municipais de outubro deste ano, ONU Mulheres, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Instituto Patrícia Galvão e o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades da Universidade de Brasília (Demodê/UnB) lançam no dia 23 de setembro, às 10h, na Casa da ONU, em Brasília, a plataforma online “Cidade 50-50: Todas e Todos pela Igualdade”.

Por meio da plataforma digital, candidatas e candidatos dos 5.568 municípios brasileiros poderão se cadastrar e assumir, publicamente, compromissos com a promoção dos direitos das mulheres, durante a campanha eleitoral.
As eleitoras e os eleitores, por sua vez, ao acessarem a plataforma digital, também terão condições de identificar as propostas de suas candidatas e candidatos para este tema e, depois, cobrar a realização destes compromissos, caso sejam eleitas e eleitos.

O objetivo é que a plataforma Cidade 50-50 seja uma ferramenta importante na promoção da igualdade de gêneros na política. Um espaço a ser consultado por eleitoras e eleitores preocupados com a questão da paridade, fundamental para uma sociedade mais democrática.

A plataforma “Cidade 50-50” tem como origem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pelos Estados-membros da ONU, e a iniciativa global “Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, lançada pela ONU Mulheres. As eleições municipais são um momento propício para se fazer esse diálogo. É quando candidatas e candidatos pelo país afora debatem com a sociedade sua agenda de prioridades para as cidades nos próximos quatro anos.

A plataforma estará disponível para toda candidata ou candidato já registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta preencher o formulário disponível no link cidade5050.org.br e enviar sua proposta de candidatura à ONU Mulheres.

Áreas de atuação – Ao acessarem a plataforma, as candidatas e os candidatos poderão assumir compromissos em seis grandes áreas de atuação:
• Governança e Financiamento: trata sobre a gestão pública com perspectiva de gênero.
• Empoderamento Econômico: assegura que os talentos, habilidades e a experiência das mulheres possam ser desenvolvidas em sua plenitude.
• Participação Política: promove oportunidades e condições para que as mulheres participem da vida pública e da política das cidades em pé de igualdade com os homens.
• Educação Inclusiva: inclui temas relacionados à igualdade de gênero e raça na educação e no cotidiano social.
• Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres: promove o fortalecimento da rede que atende mulheres em situação de violência, com qualidade e respeito, nos espaços públicos e privados.
• Saúde: chama a atenção para a implementação de serviços municipais que garantam atendimento adequado às mulheres e meninas em sua diversidade.

Lançamento da plataforma digital “Cidade 50-50: Todas e Todos pela Igualdade”.

Data: 23 de setembro de 2016
Horário: 10h
Local: Casa das Nações Unidas no Brasil – Complexo Sergio Vieira de Mello
Setor de Embaixadas Norte, Quadra 802 , Conjunto C, Lote 17 – Brasília/DF

Informações para a imprensa:

ONU Mulheres Brasil
Isabel Clavelin – [email protected]
61 3038 9140 | 98175 6315
onumulheres.org.br

Tribunal Superior Eleitoral – TSE
Assessoria de Comunicação
61 3030 7083 – [email protected]
tse.jus.br

Instituto Patrícia Galvão
Géssica Brandino – [email protected]
11 3262-2452 |97619-8964
agenciapatriciagalvao.org.br

In Press Porter Novelli
Luciana Miranda – [email protected]
61 3049 9563 | 98144 0202

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas