Secretária da SPM participa do Painel “Pequim+20: Mais Mulheres na Política”

14 de abril, 2015

(SPM, 14/04/2015) A secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Rose Scalabrin, participou, nesta terça-feira (14/04), em Brasília, do Painel Pequim+20: Mais Mulheres na Política, uma realização da ONU Mulheres (Brasil) e do Instituto Patrícia Galvão.

O encontro, primeiro de uma série de três painéis (Mulheres na Política; Violência contra as Mulheres; e Trabalho, Educação e Creche), debateu a representação feminina no poder e como superar os principais obstáculos que impedem as mulheres brasileiras de participar da política parlamentar no curto, médio e longo prazos.

Rose Scalabrin participou do painel Partidos e Mulheres na Política – Barreiras à entrada e permanência nos espaços de poder nos partidos. A discussão teve foco no financiamento de campanhas e nas engrenagens partidárias que se colocam como obstáculos à carreira política feminina. Nas últimas eleições (2014), foi cumprida a cota de 30% de mulheres candidatas – foram eleitas 9,9% como deputadas federais e 13,6% como senadoras -, mas ainda longe do propósito traçado, em 1995, durante a Conferência de Pequim, de alcançar a meta de 30% de mulheres nos espaços de poder e decisão.

De acordo com a ONU Mulheres, desde a Plataforma de Pequim a representação das mulheres nos processos de tomada de decisão política passou a ser um indicador do estágio de desenvolvimento democrático, econômico, social e cultural de um país.

Acesse no site de origem: Secretária da SPM participa do Painel “Pequim+20: Mais Mulheres na Política” (SPM, 14/04/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas