Coletivo de mulheres lança cerveja no Rio

23 de agosto, 2016

(O Globo, 23/08/2016) Cansadas de ouvir os clássicos “cerveja pra mulher” ou “mulher não deve ir ao bar sozinha” um grupo de amigas cervejeiras criou o ELA – um coletivo para enaltecer o trabalho feminino no meio e denunciar ações machistas por parte da indústria. E o resultado é a cerveja homônima, que será lançada no Rio nesta quinta, no Booze Bar, na Lapa, a partir das 19h.

O estilo escolhido foi o American Barley Wine, de amargor mais acentuado que a  versão de origem, inglesa, para fugir totalmente do estereótipo de que mulher gosta apenas de cerveja leve e doce. Com 10% de graduação alcoólica, leva maltes tostados e lúpulos americanos de aroma e amargor.  O lucro com a comercialização da cerveja será doado a entidades que acolhem mulheres vítimas de violência.

A mobilização começou em maio, logo após a divulgação de um novo rótulo de cerveja que explorava negativamente a imagem de uma mulher:

– Essa história de peito e bunda na cerveja já deu, né? Estamos no mundo da cerveja tanto quanto eles, trabalhamos tanto quanto eles e precisamos de respeito – explica a gerente comercial e de marketing da Cervejaria Dádiva e uma das idealizadoras do projeto, a sommelière Aline Smaniotto Tiene.

Mulheres que fazem parte do ELA

Mulheres que fazem parte do ELA (Foto: Divulgação)

Além dela, o coletivo é formado por mestres cervejeiras, claro, mas também professoras, juízas de concursos, apreciadoras, empresárias e especialistas. Motivadas pela forma negativa como a mulher é retratada na indústria, querem que a relação cerveja e mulher comece a ser vista de outra forma. A Cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista (SP) cedeu o espaço e os equipamentos, mas foram elas que fizeram todo o trabalho.

– Fizemos o CIP (desinfecção) no tanque, moemos e arriamos o malte, enfim produzimos a cerveja com as nossas mãos e temos muito orgulho disso – afirma Aline.

Ainda tem lançamento em Curitiba, no dia 3 de setembro, a partir das 15h, na Cervejaria Masmorra; e em Porto Alegre, no dia 6, a partir das 18h, na Penz Bier.

Marina Gonçalves

Acesse no site de origem: Coletivo de mulheres lança cerveja no Rio (O Globo, 23/08/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas