Igualdade de gênero: a luta ainda continua, por Marta Celestino

14 de maio, 2024 Folha de S. Paulo Por Marta Celestino

Pensar sobre a temática vai além dos aspectos salariais e se estende para diversas áreas que podem impactar a vida das mulheres

Questões sobre igualdade de gênero têm se tornado cada vez mais proeminentes nas discussões sociais, especialmente em datas como o Dia Internacional da Mulher. O movimento busca abordar várias facetas da desigualdade de gênero, incluindo questões relacionadas ao ambiente de trabalho, salários, maternidade e, mais recentemente, o papel dos homens como aliados importantes para os avanços desse tema.

No ambiente de trabalho, por exemplo, as discussões se concentram em promover a igualdade de oportunidades, eliminar disparidades salariais e criar ambientes mais inclusivos.

A maternidade muitas vezes é um ponto crítico, pois as mulheres podem enfrentar desafios relacionados à discriminação no setor corporativo, falta de licença maternidade adequada e a falsa ideia de que nós temos dificuldades para conciliar a vida profissional e familiar.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, mostraram que as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas.

Acesse o artigo no site de origem.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas