Mais de 60% das mulheres empreendem sobrecarregadas, diz pesquisa

05 de fevereiro, 2025 CNN Por Marien Ramos

A maioria das empreendedoras concilia tarefas domésticas e do negócio, sendo um dos fatores apontados por elas que afetam o seu desempenho nos negócios

Empreender no Brasil não é fácil, especialmente para as mulheres, que sentem dificuldade em focar no próprio negócio devido à sobrecarga de acumular diversas funções. Esse é o cenário que a pesquisa “Mulheres empreendedoras: contexto de atuação”, realizada pela startup Olhi em 2024, apontou.

O estudo revelou que 63,4% das empreendedoras conciliam funções domésticas com o trabalho de empreendedora, em sua maioria dedicando mais de oito horas ao negócio por dia, e de duas a quatro horas com as tarefas do lar.

Essa realidade é apontada por elas como um dos fatores que afetam o seu desempenho. Em 2023, esse mesmo dado era de 54,9% em 2023, ou seja, ocorreu um aumento das entrevistadas que afirmaram realizar uma dupla jornada.

Ter seu próprio negócio ou pensar em tê-lo faz parte da vida da população brasileira, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Em setembro de 2024, o Brasil acumulou o saldo de 2,8 milhões novos CNPJs, com destaque para os setores de serviços e comércio.

Segundo Stefanie Schmitt, CEO da Olhi, “as mulheres acumulam a carga do cuidado, já que quando elas empreendem, o fazem porque tiveram uma ideia, mas também para sustentar a família e conciliar a maternidade — o que não seria uma preocupação se a pesquisa fosse feita com homens”.

Para pouco mais da metade das entrevistadas, o motivo para empreender é uma necessidade, se relacionando com demandas domésticas e familiares. Além disso, ter independência profissional e investir em uma ideia inovadora também foi um dos principais motivadores para essa atividade.

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