Mulheres se dividem entre trabalho, filho e cuidado dos pais

16 de novembro, 2014

(O Globo, 16/11/2014) A psicóloga Márcia Marques, de 43 anos, é o retrato de um grupo crescente de mulheres que os demógrafos batizaram de “geração sanduíche”, mas que bem poderiam ser chamadas de “mulheres-maravilha” dos tempos modernos. São aquelas que adiaram o momento da maternidade e não contam mais com pais para ajudarem na criação dos filhos. Moradora do Engenho Novo, Zona Norte do Rio, Márcia trabalha dois dias por semana num hospital de Caxias, na Baixada Fluminense, dois dias em outro hospital da Penha e, no dia que sobra, em seu consultório da Tijuca. Sem empregada fixa, cuida da casa e do filho Pedro, de 1 ano e meio, e, muitas vezes, ainda precisa ir a médicos, acompanhando seu pai, Joaquim Marques, de 82 anos, ou sua mãe, Marizete Azevedo Marques, que não gosta de revelar a idade.

Leia mais: ‘Nasce cada vez menos e morre cada vez menos. E aí, vamos ser imortais?’, indaga pesquisadora (O Globo, 16/11/2014)
Cuidar de idosos tira a mulher do trabalho (O Globo, 15/11/2014)

— Com minha sobrinha de 11 anos, meus pais puderam ajudar mais. Hoje eles não podem ficar com um menino de 1 ano e meio. Então, acordo às 5h30m, saio para trabalhar bem cedo, meu marido deixa o Pedro na creche e eu pego à noite. É quando vou dar um jeito na casa, lavar a louça, preparar o jantar e dar atenção ao Pedro. Tenho faxineira só dois dias na semana, nos demais sou eu que faço o trabalho. Fico cansada, muito cansada, mas tiro energia do amor que tenho por minha profissão e família. Tudo isso não teria sentido sem o Pedro, porque foi um presente de Deus engravidar aos 41 anos — conta Márcia.

A família da psicóloga ainda tem o enteado de 11 anos, fruto do primeiro casamento do marido, Alexandre Cunha. Além de trabalhar a semana inteira, ele faz pós-graduação aos sábados.

A situação de Márcia mostra as barreiras para a mulher conseguir trabalhar. Com a população diminuindo a partir de 2035 e mais envelhecida, a força de trabalho vai ser reduzida. Nesse cenário, aumentar a participação feminina no mercado de trabalho é inevitável. Em 1992, 51% da população feminina de 15 a 64 anos estavam no mercado. Em 2012, eram 59%. Mas, desde 2008, essa participação está estagnada. Para a técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ana Luiza Neves de Holanda Barbosa, o principal determinante para atrair a mulher para o mercado de trabalho é a educação, de acordo com seu estudo publicado no livro “Novo regime demográfico: uma nova relação entre população e desenvolvimento?”:

— Quanto maior o nível educacional, maior a participação da mulher no mercado. Esse efeito é mais forte para as mulheres. Com um ano a mais de estudo, há mais chance de a mulher entrar no mercado do que o homem.

O segundo determinante, de acordo com Ana Luiza, é a composição familiar. Quando há filhas de 14 anos, há um efeito positivo na entrada da mulher no trabalho. Já os filhos menores tendem a mantê-la fora do mercado:

— A filha adolescente ajuda nos cuidados da casa e de filhos menores.

A socióloga Elisabete Dória Bilac, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População da Unicamp, diz que o cuidado dos filhos e dos idosos não pode ficar só nos ombros das mulheres:

—Se não criar condições para as mulheres conciliarem trabalho, maternidade e cuidado dos idosos, a taxa de fecundidade vai continuar caindo (já está abaixo da taxa de reposição, o que manteria a população do mesmo tamanho) — diz Elisabete, ressaltando que cabe ao Estado facilitar a vida das mulheres. — Para a mulher trabalhar, não vejo outra saída, a não ser uma intensificação muito grande na ação do Estado, tanto com o cuidado de idosos quanto com o das crianças.

SÃO 3,1 MILHÕES EM HORÁRIO INTEGRAL

Ana Luiza lembra que outros estudos já comprovaram que a participação da mulher no mercado de trabalho aumenta dez pontos percentuais quando os filhos estão em creches.

Neuza Tito, secretária-adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica da Secretaria de Políticas para as Mulheres, afirma que vem aumentando consideravelmente a frequência de crianças de zero a 3 anos na escola. Passou de 9,4% em 2000 para 21,1% em 2012.

— Já temos três milhões de crianças do ensino fundamental em tempo integral. São 14,6%, sendo 12,5% em escolas públicas — diz Neuza.

Nice de Paula e Cássia Almeida

Acesse o PDF: Mulheres se dividem entre trabalho, filho e cuidado dos pais (O Globo, 16/11/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas