06/01/2012 – Novo modelo une creche e pré-escola em São Paulo

06 de janeiro, 2012

(O Estado de S. Paulo) A Prefeitura de São Paulo criou um novo instrumento que possibilita adaptar escolas municipais para realizar, no mesmo local, o atendimento de creche. O decreto, publicado ontem no Diário Oficial da cidade, criou o que vai ser chamado de Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei).

O novo modelo considera “a necessidade de otimizar os recursos físicos existentes, de modo a melhor suprir a demanda”. O número de crianças sem creche já passa dos 174 mil – a meta do prefeito Gilberto Kassab (PSD) era zerar o déficit.

O primeiro Cemei será iniciado neste ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Parque do Lago, na zona sul. A unidade terá dois núcleos: creche (crianças de 0 a 3 anos) e pré-escola (para crianças de 4 a 5 anos). A unidade vai atender neste ano 624 alunos na pré-escola e 72 na creche.

O secretário de Educação, Alexandre Schneider, negou que o decreto seja uma estratégia de abertura de vagas em creche. O objetivo, segundo ele, é pedagógico e visa a manter as crianças na mesma unidade desde a creche até o ensino fundamental.

“Acho que essa será a organização do futuro. É bom para as crianças e para os pais”, defende. Neste ano, o plano é adotar o sistema híbrido da Cemei em 13 escolas – uma por diretoria de ensino da cidade. “Vamos começar devagar para avaliar como funciona. Será ainda uma experiência pequena, e a ampliação vai depender da avaliação dos resultados.”

A secretaria ainda não tem uma estimativa de quantas vagas de creche poderão ser abertas neste ano com a adoção dos centros. O decreto prevê a instalação dos Cemeis também em prédios construídos futuramente, locais alugados e cedidos por órgão públicos ou por empresas conveniadas.

Acesse em pdf: Novo modelo une creche e pré-escola em São Paulo (O Estado de S. Paulo – 06/01/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas