Unesco parabeniza primeira mulher a ganhar ‘Nobel’ da Matemática

13 de agosto, 2014

(Rádio ONU, 13/08/2014) A diretora-geral da Unesco, a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, divulgou uma nota parabenizando a professora Maryam Mirzakhani.

Natural do Irã, ela leciona na universidade americana de Stanford e é a primeira mulher a ganhar a Medalha Fields, conhecida como o ‘Nobel’ da Matemática. 

Brasileiro

O prêmio foi entregue esta quarta-feira em Seul, Coreia do Sul, para quatro matemáticos, incluindo o brasileiro Artur Avila. O carioca é o primeiro latino-americano a receber a distinção.

Para a chefe da Unesco, Irina Bokova, o fato de uma mulher ter recebido a Medalha Fields pela primeira vez torna o dia “importante para a matemática, as mulheres e as ciências”.

Talentos

Bokova diz que o prêmio à Maryam Mirzakhani pode encorajar todas que buscam uma carreira na área, além de servir de lembrete para que os talentos das mulheres sejam reconhecidos em termos iguais aos dos homens.

Segundo a diretora da Unesco, do total de cientistas no mundo, menos de 30% são mulheres. Ela lamentou os estereótipos e a falta de apoio para meninas investirem em matemática e ciência durante a escola.

Bokova diz que a “exclusão de meninas e de mulheres significa uma enorme perta de talentos e limita o potencial intelectual coletivo”. A diretora da Unesco explica que a situação afeta muito o campo da matemática, que serve de base para várias disciplinas e é indispensável no dia a dia de todos.

Acesse no site de origem: Unesco parabeniza primeira mulher a ganhar ‘Nobel’ da Matemática (Rádio ONU, 13/08/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas