A socióloga Guacira Cesar de Oliveira comenta a vitória de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil (APG)

03 de novembro, 2010

(Agência Patrícia Galvão) Guacira Cesar de Oliveira, socióloga, é diretora do Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), comenta a eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente da República do Brasil, e o significado -simbólico, político e real- do compromisso que assumiu em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita: “honrar as mulheres brasileiras”.

Ao prometer honrar as mulheres, Dilma coloca um desafio enorme para o seu mandato

“É o justo reconhecimento de que houve mudanças na nossa sociedade e que elas foram alcançadas com muita coragem e ousadia das mulheres, com décadas de luta feminista que, para avançar, precisam ser honradas pela presidenta eleita.

Foi a primeira vez que a cidadania brasileira teve a oportunidade real de escolher uma mulher para presidir o país, e o fez. Ao prometer honrar-nos, Dilma Rousseff coloca um desafio enorme para o seu mandato. Afinal, a sociedade brasileira mudou, mas as suas instituições não. O sistema político foi e continua sendo altamente excludente. O pronunciamento de Dilma Rousseff de ontem (31/10) e as declarações de hoje (01/11) -sobre haver mais mulheres nos cargos importantes de seu governo-, nos levam a crer que ela não aceitará como algo natural a sub-representação das mulheres no sistema político. Mostra disposição de não ser cúmplice silenciosa de tamanha desigualdade.”

Contato:
guacira_oliveiraGuacira de Oliveira
– socióloga e diretora do
Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria)
Brasília/DF
(61) 3224-1791 / 9984-5616
[email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas