O demógrafo José Eustáquio Diniz Alves comenta a eleição da primeira mulher presidente do Brasil (APG)

03 de novembro, 2010

(Agência Patrícia Galvão) José Eustáquio Diniz Alves, demógrafo e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, comenta a eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente da República do Brasil, e o significado -simbólico, político e real- do compromisso que assumiu em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita: “honrar as mulheres brasileiras”.

Dimensão internacional

“A vitória de Dilma Rousseff para a Presidência do Brasil é, por si só, um acontecimento significativo e que contribui para a redução das desigualdades de gênero. O Brasil ganha dimensão internacional e passa a ser um dos 17 países que atualmente possuem mulher no topo da hierarquia do Poder Executivo, embora ainda se encontre no bloco da lanterninha do ranking de participação das mulheres no parlamento. Uma mulher na Presidência do Brasil significa romper com o “clube do bolinha” da galeria dos dirigentes máximos da República. Em termos simbólicos, a vitória de Dilma passa a seguinte mensagem para a população do Brasil e do mundo: “Sim, a mulher pode”.

Em seu discurso de vitória, Dilma disse que vai “honrar as mulheres brasileiras” e vai lutar pela “igualdade de oportundidades”. Para que este discurso não se torne vazio, seria fundamental que Dilma incentivasse duas medidas imediatas:

Promover o estabelecimento de “gabinetes paritários” (metade homem e metade mulher) nos espaços de poder, ao nível do Ministério Federal, das Secretarias Estaduais e das empresas públicas;

Garantir paridade de gênero na disputa aos cargos de vereadores nas eleições municipais de 2012, quando o Brasil vai comemorar 80 anos do direito de voto feminino.”

Contato:

eustaquioJosé Eustáquio Diniz Alves – demógrafo
Professor Titular do Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais
da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE
Rio de Janeiro/RJ
(21) 214246 89 ou 2142-46 96 / 9966 6432
[email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas