Carnaval 2026: 6 iniciativas contra o assédio na folia

12 de fevereiro, 2026 Nós, Mulheres da Periferia Por Amanda Stabile

Do Ligue 180 às tendas de acolhimento, iniciativas espalhadas pelo país buscam garantir que mulheres possam ocupar blocos e circuitos sem medo

Carnaval é tempo de alegria, encontro e rua cheia — mas, para as mulheres, o medo ainda caminha junto com a folia. Para que possam circular com segurança nos blocos, trios e circuitos, não basta contar com a boa vontade de quem está ao redor: é preciso prevenção, informação, canais de denúncia acessíveis e presença efetiva do poder público para acolher e agir diante da violência.

Os números mostram o tamanho do desafio. A pesquisa “Percepção sobre o assédio no Carnaval” (2024), do Instituto Locomotiva, indica que sete em cada 10 brasileiras têm medo de sofrer assédio durante o Carnaval, metade já foi vítima de importunação sexual na festa e 97% consideram importantes campanhas de combate ao assédio nesse período.

Visando fortalecer essa proteção, governos federal e estaduais colocaram em prática campanhas, protocolos e operações específicas. Conheça algumas dessas iniciativas:

  1. “Se liga ou eu ligo 180” (Governo Federal)
  2. “Não é não” – Rio de Janeiro
  3. Não acabe com a minha festa” – Distrito Federal
  4. “Alegria sim, assédio não” – São Paulo
  5. “Depois do Não, é Crime, Uai!” – Minas Gerais
  6. Oxe, me respeite!” – Bahia

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas