Pesquisadores do AM vão monitorar casos de feminicídio no Norte

16 de fevereiro, 2023 Amazonas Atual Por Redação

Pesquisadores do Amazonas vão monitorar casos de feminicídios na região Norte, com foco em Manaus. O trabalho terá participação de estatísticos, geógrafos, epidemiologistas, antropólogos e de profissionais de tecnologia da informação.

O objetivo é lançar o “Observatório de Monitoramento e Prevenção Integrada do Feminicídio” até o final de 2023 para acesso público em um site específico. A mobilização pretende combater o crime com estratégias de prevenção.

“A iniciativa é essencialmente interdisciplinar, ao agregar diferentes expertises em torno de um mesmo objetivo geral, estimar o número de feminicídios, as características dessas ocorrências letais e fatores de risco associados às vítimas e agressores, bem como a distribuição desses eventos no espaço geográfico”, diz o epidemiologista Jesem Orellana.

Os pesquisadores envolvidos são da Fiocruz Amazônia (Fundação Oswaldo Cruz) e da UEA (Universidade do Estado do Amazonas). A iniciativa também conta com o apoio de estudantes da Universidade Federal de Rondônia.

Orellana, que é coordenador do projeto, afirma que uma versão preliminar existe desde 2018 e está sendo aperfeiçoada, com dados desde 2016 (um ano após a promulgação da Lei do Feminicídio) até 2021. Ele coordena o estudo “Proposta de monitoramento epidemiológico e espaço-temporal dos feminicídios: potencialidades da vigilância da informação em saúde à equidade de gênero”.

“O monitoramento está sendo efetuado com base em informações capturadas em sites de notícias da internet e em informações oficiais sobre mortalidade em mulheres com 10 anos e mais”, diz.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas