Feministas ocupam pilotis da PUC-Rio e protestam contra professor

12 de abril, 2016

(O Globo, 12/04/2016) Estudantes reunirão relatos sobre assédio que serão entregues a coordenadoria

O pilotis da PUC-Rio está ocupado, nesta terça-feira, por estudantes pedindo mais feminismo na universidade na Gávea, Zona Sul do Rio. A manifestação, que inclui diferentes atividades, foi organizada pelo Coletivo de Mulheres PUC-Rio e o Coletivo de Mulheres do curso de Comunicação da PUC-Rio.

— A nossa motivação tem dois pilares: o assédio cotidiano na universidade e a decisão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de convidar a Sara Winter para dar uma palestra sobre feminismo. Isso foi a gota d’água — afirmou Duda Monteiro, estudante de Cinema, referindo-se à palestra da ex-ativista do Femen que deixou o grupo e se tornou uma militante contra o feminismo.

A ocupação vai durar o dia inteiro, com diversas atividades. Às 9h, houve uma oficina de cartazes, que depois foram pendurados no pilotis, e de camisetas com palavras contra o assédio e o machismo. Às 11h, aconteceu uma mesa-redonda com o tema “Nós precisamos do feminismo na PUC”. O assunto já foi abordado numa hashtag em que alunas relataram assédios e constrangimentos na universidade.

Às 16 horas, os pilotis abrigarão uma roda de conversa, em que mulheres trocarão experiências. E às 18h, as estudantes farão uma “Batucada feminista”, em que vão, literalmente, fazer barulho a respeito do assédio que, segundo elas, permeia o ambiente universitário.

Estudantes durante oficina de cartazes (Foto: Augusto Decker)

Além de todas essas ações, as alunas também reuniram relatos de assédios verbais feitos por um professor de Publicidade da universidade. Esses depoimentos serão anexados a uma carta, e tudo será entregue à coordenadoria de Publicidade. O vice-reitor da PUC-Rio também vai receber o documento, durante uma reunião com as organizadoras do movimento.

— Na primeira reunião do Coletivo de Mulheres do curso de Comunicação, recebemos muitos relatos sobre esse professor. Mas é importante destacar que não se trata apenas de um professor, essa carta simboliza vários outros, e nós pretendemos tomar providências quanto a eles também — disse Branca Carrerette, outra aluna de Cinema da universidade.

Augusto Decker com supervisão de William Helal Filho

Acesse o PDF: Feministas ocupam pilotis da PUC-Rio e protestam contra professor (O Globo, 12/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas