Justiça tem média de 250 ações de assédio moral e sexual no trabalho ao dia

Foto: Letícia Sabbatini/Mídia Ninja

14 de agosto, 2023 Uol Por Mariana Gonzalez

O número de denúncias por assédio moral ou sexual no trabalho quase dobrou no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022.

Segundo números do Ministério Público do Trabalho (MPT) enviados a Universa, entre janeiro e junho de 2023 o órgão recebeu 6.309 denúncias formais de assédio moral, 90% a mais que no primeiro semestre do ano passado, e 682 de assédio sexual, uma alta de 23% frente ao ano anterior.

Universa também consultou o Tribunal Superior do Trabalho (TST), que enviou dados referentes a processos abertos por assédio moral e assédio sexual na Justiça trabalhista, e a última edição do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), lançado em julho de 2023 com informações referentes a 2022. Em suma, os números demonstraram que:

  • Ocorrências por crimes de assédio sexual aumentaram 49,7% de 2021 para 2022 (FBSP);
  • Mais de 45 mil novos processos por assédio moral e sexual foram abertos no primeiro semestre deste ano, o que significa quase 250 novas ações na Justiça do Trabalho todos os dias. Este número de processos é 16% maior que no mesmo período do ano passado (TST)

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas