Conferência Livre de Mulheres Transexuais acontece esta semana em Brasília

08 de setembro, 2015

(SPM, 08/09/2015) O evento debaterá o respeito à identidade de gênero e os quatro eixos da Conferência Nacional.

Mais direito, participação e poder para as mulheres. Com esse tema, a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (4ª CNPM) é um marco que aponta para a consolidação da participação social na construção, monitoramento e avaliação de políticas públicas para mulheres no Brasil. E no sentido de assegurar a participação de mulheres em sua diversidade, serão realizadas uma série de consultas nacionais para efetivar a participação de grupos que enfrentam, tradicionalmente, grande dificuldade de acesso aos processos convencionais de participação social, e as conferências livres, entre elas, a de Mulheres Transexuais.

Este encontro acontecerá, em Brasília, nos próximos dias 10 e 11 de setembro, com caráter mobilizador e propositivo. Esta etapa será aberta pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci e pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, além de contar com a participação de 30 Mulheres Transexuais de várias estados brasileiros e representantes de outros segmentos.

A participação de transexuais nos processos de construção da 4ª CNPM é crucial para garantir que as cidadãs brasileiras estejam representadas em sua diversidade. O respeito à identidade de gênero e a construção conjunta de espaços em que mulheres transexuais tenham voz, tanto no debate de suas especificidades quanto na discussão das diversas políticas para as mulheres, é uma das diretrizes da Comissão Organizadora Nacional.

Os resultados dos debates das Mulheres Transexuais, em torno dos eixos da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, construirão subsídios e recomendações para as conferências municipais, estaduais e para a conferência nacional.

O evento é promovido pela Comissão Organizadora Nacional e a Coordenação da Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em conjunto com parcerias do governo e da sociedade civil. 

Conferências Livres

Ao longo desse semestre, serão realizadas as etapas preparatórias para a Conferência Nacional e as consultas nacionais com as Mulheres Ciganas, Quilombolas, Indígenas e Mulheres de Comunidades Tradicionais de matriz africana, além de conferências livres de Mulheres com Deficiência.

Nesses encontros serão discutidos temas relacionados aos eixos da 4ª CNPM, como igualdade e equidade de gênero e raça; a luta por espaços inclusivos e por maior participação de mulheres na política; a equiparação de salários; o enfrentamento aos crimes de ódio, ao preconceito e à discriminação; a autonomia e o poder de decisão de organismos de políticas para as mulheres; entre outros, e construirão subsídios para as diversas etapas da Conferência.

As consultas nacionais com representantes de povos e comunidades tradicionais também definirão cinco delegadas, para cada grupo, para a etapa nacional da conferência. 

SERVIÇO:

Conferência Livre de Mulheres Transexuais
Data: 10 e 11 de setembro 2015
Horário: 14 horas (abertura)
Local: Auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) –  2º andar –  Setor de Clubes Esportivo Sul – Brasília – DF.

Comunicação Social

Acesse no site de origem: Conferência Livre de Mulheres Transexuais acontece esta semana em Brasília (SPM, 08/09/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas