Crimes contra transgêneros crescem 44% no Reino Unido em 2014 de acordo com a polícia

27 de dezembro, 2014

(O Globo, 27/12/2014) Número de casos pode ser muito maior, já que a maioria não é registrada O número de crimes contra as pessoas transgêneros subiu 44% no Reino Unido em 2014, de acordo com a polícia.

Os números divulgados pela Press Association (PA) sob a Lei de Liberdade de Informação, mostram que este ano foram registrados 95 casos de ódio transfóbicos, contra 66 em 2013, e 59 em 2012. O número pode ser muito maior segundo associações de direitos dos LGBTs, pois apenas aproxidamente 20% dos casos seriam registrados.

Dados da polícia revelam que vítimas foram submetidas a agressões, abuso verbal e assédio na rua. Eles incluíram 53 casos de assédio este ano, 17 assaltos comuns, sete danos corporais graves e sete assaltos com lesão, bem como estupro, roubo, dano criminal e arrombamento. Onze forças policiais registraram mais crimes de ódio transfóbico entre janeiro e novembro deste ano do que durante 2013 inteiro.

No entanto, uma instituição de caridade líder advertiu que crimes contra pessoas trans foram “massivamente subrelatados”, o que significa que o número real pode ser muito maior. Serge Nicholson, do grupo Galop, que apoia LGBTs disse que um terço das pessoas trans no Reino Unido é vítima de abuso transfóbico cada ano.

– Cerca de 80% da transfobia não é relatada. Então, o aumento dos registros pela polícia transfóbica pode ser visto como encorajador, embora nos deixe com sentimentos contraditórios. Um crime de ódio transfóbico já é demais – disse Nicholson à PA.

A Associação de Diretores de Polícia (Acpo) reconhece que os crimes de ódio transfóbicos são “significativamente sub-relatados”. Jane Sawyers, liderança nacional policiamento para as questões LGBTs, disse que alvejar alguém por causa de sua identidade de gênero é “totalmente inaceitável”.

– Nós incentivamos qualquer um que foi vítima de crime de ódio transfóbico a relatar incidentes para a polícia – disse ela.

A polícia de Avon e Somerset registrou 38 crimes ódio contra transgêneros entre janeiro e novembro, contra 22 em 2013 e 12 em 2012. Já a autoridades policiais de Merseyside registraram 32 crimes contra transexuais ou motivados por identidade de gênero entre janeiro e novembro, o dobro do número de casos relatados no ano anterior.

Em Suffolk, onde a polícia já registrou 63 crimes de ódio transfóbicos desde 2012, um grupo de crianças de 7 a 9 anos agrediu verbalmente uma pessoa transexual, uma pedra foi usada para esmagar o teto solar do carro de outra vítima e um assalto foi realizado com um objeto pontiagudo.

Em South Yorkshire, onde 16 crimes de ódio transfóbicos foram registrados desde 2012, uma pessoa transexual teve um tijolo atirado contra ela na rua, e outra levou um soco no rosto depois de ter sua peruca e seus brincos arrancados.

Em Lincolnshire, onde a polícia já registrou 15 crimes de ódio transfóbicos desde 2012, os incidentes incluem duas pessoas que foram cuspidas e agredidas verbalmente por serem transgênero, e outro caso em que uma casa foi pichada com dizeres transfóbicos.

Na Grande Manchester, em South Wales, Nottinghamshire, Durham, Kent, Norfolk, West Mercia, Northumbria e Gloucestershire, forças policiais também registraram mais crimes de ódio transfóbico entre janeiro e novembro em comparação com o ano passado.

Acesse no site de origem: Crimes contra transgêneros crescem 44% no Reino Unido em 2014 de acordo com a polícia (O Globo, 27/12/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas