Escrivã que se recusou a casar homossexuais é presa nos Estados Unidos

03 de setembro, 2015

(Jornal Nacional, 03/09/2015) Juiz disse que convicções pessoais não podem estar acima da lei. Há dois meses, Suprema Corte legalizou casamento gay em 50 estados americanos.

Uma escrivã do estado americano do Kentucky foi presa nesta quinta-feira (3) por descumprir uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que regulamenta o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Clique na imagem e assista ao vídeo da matéria

eua-escriva-casamento-lgbt

Na hora do “sim”, ela disse “não”. Kim Davis foi detida por se recusar a emitir certidões de casamento para casais do mesmo sexo. O juiz disse que as convicções pessoais não podem estar acima da lei.

A escrivã alega que o casamento gay não é reconhecido por Deus. O caso ganhou destaque depois que ela bateu boca com dois homens que tentavam se casar.

“Não estou fazendo certidões de casamento hoje” – disse ela. O noivo, David, perguntou: “Sob que autoridade?” E ela respondeu: “Sob autoridade de Deus”.

Nos Estados Unidos, a certidão de casamento é feita por funcionários públicos ligados ao sistema judiciário. Na cidade onde Kim Davis trabalha, o escrivão é eleito pelo povo. E só pode ser retirado do cargo por um impeachment.

Mas tem gente que acha que a convicção religiosa de Kim não combina com a vida que ela leva – a escrivã está no quarto casamento.

“Ela já se divorciou três vezes. Nós estamos juntos há vinte anos!”, disse mais um noivo que saiu da prefeitura sem aliança.

Há dois meses, a Suprema Corte legalizou o casamento gay nos 50 estados americanos. Mas Kim nunca assinou uma única certidão de dois noivos ou duas noivas. Ela entrou na Justiça – e perdeu. Recorreu – e agora foi parar na prisão.

Kim não está sozinha. Escrivães do Alabama e do Texas também têm usado a religião pra descumprir a lei. Protestos e manifestações de apoio chegam de vários estados.

“Ela é uma heroína que desafia a Justiça pra cumprir a palavra de Deus” – diz uma manifestante de Ohio.

“Você não escolhe quem ama. Casar é um direito do ser humano” – argumenta a ativista, do Kentucky.

Cinco escrivães que trabalham com Kim vão emitir as certidões de casamento pra todos os casais enquanto ela estiver presa. E o juiz avisou que ela vai ficar na cadeia até decidir cumprir a lei.

Acesse no site de origem: Escrivã que se recusou a casar homossexuais é presa nos Estados Unidos (Jornal Nacional, 03/09/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas